Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

‘Dia D da Educação Especial’ é celebrado em escola da Prefeitura de Manaus na zona Oeste

Com muita animação, criatividade e respeito às crianças da escola municipal Maria Rufina de Almeida, da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta terça-feira, 26/8, do “Dia D da Educação Especial” em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento acontece em todas as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) até o dia 1º/9.

A atividade, voltada para a valorização da inclusão e do respeito às diferenças no ambiente escolar, contou com a participação dos 686 estudantes da unidade. Desse total, 66 são da Educação Especial e 40 são atendidos na sala de recursos, oferecido nos turnos matutino e vespertino. 

Apresentações com fantoches inspiradas em um diálogo entre um estudante com deficiência e um aluno típico, palestra com o tema “Construindo a Inclusão”, brincadeiras que promovem a inclusão, além de atividades de integração envolvendo estudantes, professores e toda a comunidade escolar, fizeram parte da programação.

Na ocasião, a gerente da Educação Especial, Amanda Macanoni, ressaltou que a Semana da Pessoa com Deficiência Múltipla e Intelectual é uma oportunidade para a Semed fortalecer a conscientização sobre a inclusão nos espaços escolares da rede municipal. 

“A Semed organizou a Semana da Educação Especial, e hoje ocorre o ‘Dia D’ nas escolas, com diversas atividades que envolvem toda a comunidade escolar. Participam alunos com e sem deficiência, professores e demais membros da comunidade, proporcionando experiências que mostram que a diversidade é valorizada e que a inclusão é um direito real e praticado”, afirmou Amanda. 

De acordo com a gestora Lydiane Brito, a iniciativa teve como objetivo fortalecer o compromisso da escola com a educação inclusiva, garantindo a todos os alunos, com ou sem deficiência, as mesmas oportunidades de aprendizagem e convivência. 

“A nossa escola atende estudantes da Educação Especial em diferentes modalidades, que recebem acompanhamento pedagógico especializado e participam das atividades junto aos demais colegas. Nosso espaço valoriza a diversidade, pois todos os alunos são tratados de forma igualitária. Algumas crianças precisam de apoio específico, e é nesse trabalho que concentramos nossos esforços”, destacou Lydiane.

Cristiane Alves, mãe da aluna Luana Silva, do 3º ano, de 8 anos, elogiou a realização da ação na escola e comentou que a atividade reforça o papel da instituição como um espaço de inclusão. 

“Achei a iniciativa muito positiva, especialmente para nós, pais de crianças com algum tipo de deficiência. Essa ação demonstra o compromisso da escola e contribui significativamente para a inclusão e a interação dos alunos”, finalizou.

Texto – Thalia Rodrigues/Semed 

Foto – Divulgação/Semed

Post Relacionado

Servidores da Manaus Previdência participam de treinamento para formação de brigada de incêndio

Victória Farias

Manaus Previdência promove intercâmbio com Ipreville, de Joinville

Redação

Sine Manaus oferta 278 vagas de emprego nesta sexta-feira, 11/8

Patrick da Silva FARIAS