Blitz Amazônico
Saúde

Dengue: informe semanal atualiza cenário epidemiológico nesta quinta-feira

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), atualiza, nesta quinta-feira (16/02), o cenário de dengue no Amazonas. A edição está disponível no site da FVS-RCP, em: https://bit.ly/3S4odVs .

No Amazonas, no período de setembro de 2022 até esta quinta-feira (16/02), foram notificados 7.675 casos notificados de dengue e registrados 4 óbitos pela doença.

Na classificação de municípios do Amazonas com maiores taxas de incidência estão: Benjamin Constant (3.710,5), Tonantins (3.445,7), Jutaí (3.223,9), Ipixuna (3.185,6), Humaitá (2.316,6), Atalaia do Norte (1.499,9), Guajará (936,4), Santo Antônio do Içá (708,5), Tabatinga (581,0) e São Paulo de Olivença (541,2).

Atendimento

A FVS-RCP destaca que, em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber avaliação médica.

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).

Medidas de Prevenção

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. A orientação é a adoção da lista de verificações (checklist) semanal, de 10 minutos de duração, em que a população possa agir para identificar os possíveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.

ARTE: Divulgação/FVS-RCP

FOTO: Arquivo/FVS-RCP

Post Relacionado

IML procura familiares de homem para liberação do corpo

EDI FARIAS

Prefeitura de Manaus inicia oferta de novo teste para diagnosticar tuberculose latente

blitzamazonico

Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura reforça orientações para prevenção e controle das ISTs

blitzamazonico