Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria realiza roda de conversa para educação em direitos no Parque das Tribos

Ação informou sobre importância do registro de nascimento e regulamentação de documentos 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta segunda-feira (24), uma roda de conversa para informar à comunidade do Parque das Tribos sobre a necessidade de registro de nascimento e regulamentação de documentos. A ação ocorreu na Escola Municipal Santa Rosa II, localizada no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. 

De acordo com a defensora pública Rosimeire Barbosa, coordenadora da Defensoria Pública Especializada em Atendimento de Registros Públicos, a ação integra as atividades do Comitê Gestor Municipal de Políticas para Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. 

“Trazer essas informações é importante porque para que as pessoas tenham acesso, elas precisam conhecer esses direitos, e é de função constitucional da Defensoria levar os direitos de forma educacional”, afirmou. 

Na roda de conversa foram apresentadas as informações principais para a população regularizar o registro civil de nascimento, como um mecanismo de combate ao sub-registro da documentação e de acesso à cidadania. 

Há mais de 20 anos sem o registro de nascimento, a dona de casa Iloides Miranda, 38, participou da roda de conversa para saber o que precisa ser feito para conseguir a emissão da segunda via do documento.  

“Quando eu tinha 15 anos, eu trabalhava em uma casa de família e a menina que eu cuidava acabou rasgando o meu documento e jogando no lixo. Desde então estou sem o meu registro de nascimento. Quando vi que teria essa palestra, já vim logo me informar”, afirmou. 

Após a palestra, dona Iloides já realizou o agendamento para ser atendida pela DPE-AM e resolver a sua demanda. “Tenho fé que agora com a Defensoria vou conseguir meu documento de volta e finalmente resolver essa questão”, concluiu.

Post Relacionado

DPE-AM prorroga Procedimento Coletivo que apura irregularidade nas vendas de lotes em Iranduba

victoria Farias

Seletiva do Miss Borba 2024 será realizada no dia 28 de maio

blitzamazonico

PGJ recebe medalhas Tiradentes e do Mérito Policial Militar

blitzamazonico