Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria realiza mutirão de atendimento nos currais dos bois Garantido e Caprichoso 

Para ser atendido na ação, o interessado não poderia estar usando a cor do boi contrário 

O Polo do Baixo Amazonas da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou mais de 70 atendimentos, nos dias 28 e 29 de abril, durante um mutirão para regularização de documentos, em Parintins, onde fica a sede do Polo. A iniciativa, realizada em parceria com os bois Garantido e Caprichoso e com o setor de identificação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), ofertou serviços de retificação e restauração de registro civil, registro tardio de nascimento e de óbito, modificação de nome e solicitação de 2ª via do registro civil.  

A coordenadora do Polo, defensora pública Thaysa Torres, explicou que o único requisito para ser atendido era não estar trajando vestimenta com a cor do boi contrário.  

“Devido a peculiaridade de Parintins e do festival, o Polo do Baixo Amazonas precisa sair do ambiente dos fóruns e das sedes de atendimentos para acessar locais onde são desenvolvidas as atividades culturais. Essas ações contribuem para que os atendimentos cheguem para mais pessoas e contribui para a preservação da cultura do boi-bumbá de Parintins”, afirmou. 

Atualmente o Polo do Baixo Amazonas atende os municípios de Parintins, Barreirinha e Nhamundá. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo WhatsApp (92) 98559-1599.  

Sobre a Defensoria   

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.  

Em 2022, a DPE-AM alcançou 54 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba). A ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, a Defensoria realizou mais de 800 mil atos de atendimentos nas áreas de Família, Cível e Criminal. Destes, 200 mil atos foram realizados no interior do AM.  

Onde estamos   

– Região Metropolitana: Manaus, Careiro Castanho, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva.  

– Polo do Baixo Amazonas: Parintins (sede), Barreirinha e Nhamundá.    

– Polo do Médio Amazonas: Itacoatiara (sede), Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.    

– Polo do Madeira: Humaitá (sede) e Apuí.   

– Polo do Médio Solimões: Tefé (sede), Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Jutaí, Fonte Boa e Japurá.    

– Polo do Alto Solimões: Tabatinga (sede), Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.    

– Polo de Maués: Maués (sede) e Boa Vista do Ramos.    

– Polo de Coari: Coari (sede) e Codajás.    

– Polo do Purus: Lábrea (sede), Canutama, Pauini, Tapauá e Boca do Acre.    

– Polo do Médio Madeira: Manicoré (sede), Borba, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte.     

– Polo do Alto Rio Negro: São Gabriel da Cachoeira (sede), Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.    

– Polo Rio Negro-Solimões: Manacapuru (sede), Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Novo Airão.    

– Polo do Juruá: Eirunepé (sede), Carauari, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Envira – com atendimentos virtuais já iniciados. 

Texto: Rayssa Coutinho

Foto: Divulgação DPE-AM

Post Relacionado

Em Tefé e Maraã, Sepror promove ações de fomento ao setor primário

EDI FARIAS

Em atenção às pessoas em situação de rua, Defensoria lança Política Estadual

Patrick da Silva FARIAS

Defensoria obtém acordo que garante reforma de quase 9 mil apartamentos do Viver Melhor 1 e 2

victoria Farias