Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Defensoria Pública realiza mais de 500 atendimentos em Fonte Boa

Durante ação no interior, registros públicos e de família foram os serviços mais procurados pela população

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) levou atendimento jurídico gratuito ao município de Fonte Boa, no período de 25 a 28 de agosto, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A iniciativa garantiu mais de 500 atos processuais e extraprocessuais, entre novos atendimentos, petições e acompanhamento de custodiados na delegacia local.

Segundo a defensora pública Karina Maria da Silva, que esteve à frente da ação, a procura surpreendeu logo nos primeiros dias.

“A princípio iríamos atender espontaneamente, mas a demanda nos primeiros dois dias foi tão alta, após o anúncio da Defensoria no município, que precisamos agendar as pessoas para os outros dias. Caso contrário, não daríamos conta de atender todos”, explicou.

Principais demandas

Os moradores buscaram a Defensoria, principalmente, para resolver problemas relacionados a registros públicos, que comprometem o acesso a direitos básicos.

“Essa demanda é muito importante, pois esses problemas inviabilizam o acesso a vários outros direitos, como o Bolsa Família, ir ao médico ou até mesmo estudar. É gratificante ajudar a resgatar a dignidade de tantas pessoas só com a regularização dos documentos”, destacou a defensora.

Outro volume significativo de atendimentos foi relacionado a questões de família e pensão alimentícia.

“São questões delicadas, que afetam diretamente o bem-estar das crianças e adolescentes”, falou.

Acesso à justiça no interior

A distância da capital e as dificuldades de conexão com internet ou sinal de celular tornam o acesso à Justiça um desafio para moradores de municípios como Fonte Boa. Por isso, a presença física da Defensoria é vista como essencial para reduzir desigualdades e garantir direitos.

De acordo com Karina, a presença da Defensoria em municípios distantes da capital é fundamental, já que nem todas as cidades contam com uma unidade física do órgão.

“Alguns assistidos já eram atendidos por meio virtual, mas esse atendimento é complicado para algumas pessoas. Nossa presença em lugares como Fonte Boa é fundamental. É a nossa maneira de encurtar a distância e levar a justiça direto pra quem mais precisa”, afirmou Karina.

Parcerias

A atuação contou com uma equipe formada pela defensora Karina e os servidores Kalitha Bastos e Rafael Castro. No município, o trabalho recebeu apoio do Cras de Fonte Boa, que além de ceder o espaço, auxiliou no acolhimento e na organização do atendimento.

“Gostaria de fazer um elogio especial ao pessoal do CRAS de Fonte Boa. A equipe de assistência social nos deu um apoio incrível, não só emprestando o espaço, mas nos ajudando a acolher e a organizar tudo”, ressaltou a defensora.

Texto: Ed Salles

Fotos: DPE-AM

Post Relacionado

Usuários da saúde municipal podem acessar dados e avaliar atendimento por meio do app Meu SUS Digital

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza implantação de tubos de drenagem profunda no conjunto Jardim de Versalles

Victória Farias

Prefeitura de Manaus tem marco histórico na arborização e apresenta avanços na gestão

victoria Farias