Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública realiza educação em direitos com adolescentes do projeto “Empodera Gera Ação” para roda de conversa sobre direitos e cidadania

A visita promoveu diálogos sobre cidadania, direitos constitucionais e a missão da Defensoria Pública na defesa da população vulnerável

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam) recebeu, nesta segunda-feira (4), um grupo de adolescentes do projeto “Empodera Gera Ação”, desenvolvido pelo Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), que atua há quase 30 anos no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus. A ação visa aproximar os jovens do universo jurídico e garantir o acesso à informação sobre direitos fundamentais.

Durante o encontro, os adolescentes foram recebidos pelo coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), o defensor público Helom Nunes, que destacou a importância da participação dos jovens nos espaços de cidadania.

“A proposta da Defensoria é sempre ser uma casa aberta para a população. E ter esse momento com os adolescentes do Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE) repercute positivamente para a sociedade em que eles fazem parte. Então, levar essa conscientização só agrega à força da Defensoria Pública em ser uma instituição de transformação social, que é o nosso compromisso”, afirmou o defensor.

De acordo com a representante do projeto, a advogada Meg Rocha, a iniciativa busca romper com a linguagem técnica e aproximar os jovens de seus direitos constitucionais, incentivando o protagonismo e a atuação cidadã.

“O projeto tem o intuito de tirar os juridiquês, facilitar a linguagem para expor os direitos para os adolescentes, de forma que eles venham a se empoderar dos direitos e garantias que estão preconizados na Constituição e venham reivindicar os seus direitos como cidadãos”, destacou a advogada Meg Rocha.

A estudante Jamile Vitória, de 13 anos, foi uma das participantes e compartilhou a experiência de visitar a Defensoria e entender melhor o papel da instituição na garantia de direitos.

“Eu achei muito legal, porque nos ajudou a entender sobre os nossos direitos essenciais como: proteção, lazer, cuidados, saúde. E quero agradecer à Defensoria Pública, porque agora eu sei que tenho direitos e sou uma cidadã”, disse.

Além da roda de conversa, os adolescentes também visitaram o térreo da sede da Defensoria Pública, onde puderam conhecer a galeria comemorativa dos 35 anos da instituição. A exposição reúne imagens históricas e registros de marcos importantes da atuação da DPE-AM na promoção dos direitos da população amazonense.

Sobre o projeto

O “Empodera Gera Ação” é uma iniciativa do Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), realizada em parceria com o Coletivo Militância Jurídica. Voltado para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto promove oficinas educativas com temas ligados aos direitos humanos, à Constituição Federal e ao funcionamento das instituições públicas.

A proposta é despertar a consciência crítica dos jovens, fortalecendo o senso de cidadania e estimulando a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Texto: Aline Ferreira

Foto: Junior Matos/DPE-AM

Post Relacionado

Após ação da Defensoria, candidato aprovado em concurso toma posse na Guarda Municipal

victoria Farias

Cetam abre inscrições para cursos de qualificação profissional no interior

EDI FARIAS

Defensoria Pública recebe estudantes da Faculdade La Salle Manaus em nova edição do #PartiuDefensoria 

victoria Farias