Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública passa a integrar o Ponto de Inclusão Digital de Careiro Castanho

O Ponto de Inclusão Digital (PID) no Careiro Castanho agora conta com o atendimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas. Os PIDs fazem parte de um projeto executado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), alinhado com a Recomendação n.º 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visando facilitar o acesso a serviços judiciais em comunidades distantes e com pouca inclusão digital, uma realidade comum nas áreas interiores do Estado. 

No Distrito do Purupuru, o PID está em operação desde julho de 2023, oferecendo acesso a serviços judiciais. Nesta segunda-feira (15), o TJAM inaugurou a expansão deste ponto, elevando-o ao Nível 2. Isso significa que o local agora oferece atendimento virtual de pelo menos dois ramos do Poder Judiciário, além de pelo menos um dos seguintes órgãos: Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradorias Públicas, Advocacia Pública da União, Polícias, Municípios e outros órgãos da administração pública direta e indireta de qualquer nível. Em Careiro, além do Tribunal de Justiça do Amazonas, o Ponto conta com o Tribunal Regional do Trabalho da 11º Região (TRT-11), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM). 

Com a expansão dos serviços, a Defensoria Pública formalizou sua participação no projeto, elevando o PID ao Nível 3, devido à inclusão dos serviços da OAB em conjunto com a Defensoria Pública. 

A Diretora do Interior da Defensoria Pública, Renata Visco, destacou a importância de iniciativas que ampliam o acesso à Justiça. “Já firmamos aqui em Purupuru, no Careiro Castanho, o compromisso da Defensoria de integrar o próximo nível do Ponto”, afirmou. A DPE possui sede no município desde 2022, mas a extensão geográfica do município faz com que o Distrito do Purupuru esteja distante da sede administrativa de Careiro. 

Para o desembargador João Simões, coordenador da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário/TJAM, a expansão do PID para o Nível 2 já é motivo de satisfação. “Estamos felizes em poder voltar aqui e aumentar os serviços da Justiça. Já temos a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil e a Defensoria já trouxe a boa notícia. A Defensoria estará conosco para dar vazão a tantos atendimentos aqui. Voltaremos para anunciar ainda mais serviços de acesso judiciais”, concluiu Simões. 

Além da Diretora do Interior da DPE, Renata Visco, participaram da cerimônia o prefeito de Careiro Castanho, Nathan Macena de Souza, o desembargador João Simões, o juiz de direito Roberto Taketomi, o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, e demais representantes do poder judiciário amazonense. 

Foto: Tayara Wanderley 

Post Relacionado

Amazonas é o 4º Estado com a maior redução de latrocínios no Brasil

EDI FARIAS

Defensoria Pública do Amazonas garante transporte de animais de suporte emocional em voo para Fortaleza

blitzamazonico

Cigás realiza 10º simulado de emergência na rede de gás natural

victoria Farias