Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública expande atuação em Eirunepé com dois novos defensores

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) expandiu sua presença no interior, reforçando o Polo do Juruá, com sede em Eirunepé, com dois defensores públicos. Além disso, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura para a disponibilização de servidores municipais para atuar na equipe. 

“O interior conta agora com a Defensoria como uma porta de esperança”, afirmou o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa. A apresentação dos defensores, realizada na Câmara Municipal de Eirunepé, é mais um marco de interiorização da Defensoria. 

Vinicius Mariani e Renato Fernandes, empossados recentemente, foram designados para atuar no Polo do Juruá, que além de Eirunepé, também atende aos municípios de Carauari, Itamarati, Envira, Ipixuna e Guajará. O Polo do Juruá, inaugurado em fevereiro, é o 12º do interior do Amazonas, demonstrando o compromisso da instituição com a região.

A defensora Renata Visco, diretora de Interior da DPE, destacou a importância do fortalecimento dos polos já existentes para ampliar o acesso à Justiça no interior do Estado. “Hoje contamos com 12 polos, mas estamos ampliando, efetivando os trabalhos da Defensoria”. 

O Polo do Juruá conta com uma estrutura de 12 guichês de atendimento, recepção para 36 pessoas, sala de conciliação, dois defensores permanentes, três servidores concursados, três estagiários, um residente jurídico e quatro servidores cedidos pela Prefeitura.

“A primeira gestão do Ricardo começou, com a entrega do Polo, e nós concluímos com um Polo completo, com defensor, com servidor e com estrutura para atender mais e melhor a população”, complementou o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa. 

O defensor Renato Fernandes elogiou a estrutura do polo e destacou o momento de aprendizado e dedicação. “A estrutura é muito boa, com servidores dedicados. Estamos empenhados para desempenhar essa função e desenvolver o que nós estudamos”, frisou. 

Já Vinicius Mariani, coordenador do Polo do Juruá, ressaltou a receptividade da cidade e dos servidores, afirmando a importância de manter a qualidade do atendimento. “É uma alegria ser tão bem recebido por todos”, comentou. 

O prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso, afirmou que a chegada da Defensoria elevou o patamar do município e auxiliou a população em situações rotineiras, diminuindo a demanda da Secretaria de Assistência Social.

Biografias

Renato Fernandes é de Brasília, graduado em Direito pela UNB, com experiência na Defensoria Pública do Distrito Federal, Defensoria Pública do Tocantins e Tribunal de Justiça do Tocantins.

Vinicius Mariani, natural do Paraná, graduado pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado pela Universidade Cândido Mendes, atuou no Tribunal de Justiça do Paraná e no Ministério Público de São Paulo.

Atendimento

A Defensoria Pública oferece atendimento no interior do Amazonas pelo WhatsApp (92) 98559-1599, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

________________________________

TV E RÁDIO –

Defensoria Pública apresenta dois defensores públicos e firma Termo de Cooperação para garantir atuação plena em Eirunepé

SUGESTÃO DE CABEÇA – Defensoria Pública expande a sua atuação no interior e firma presença em Eirunepé com dois defensores públicos no município e firma Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura para disponibilização de servidores ///

OFF – Presente, de forma virtual, em todo o estado, a DPE realizou mais um marco no seu processo de interiorização, com a apresentação, pela primeira vez, de dois defensores públicos no município de Eirunepé, Sudoeste do Amazonas, nesta sexta-feira (05), na Câmara Municipal de Eirunepé. Além da apresentação dos novos defensores, foi assinado, na ocasião, o Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Eirunepé para a disponibilização de quatro servidores municipais para atuação na sede do Polo do Juruá, sem ônus à instituição.///

SONORA – Defensor Público Geral – Rafael Barbosa

DXI –  “Quando no passado… 

DXF – … tendência que a gente continue expandindo para os lugares mais distantes” 

OFF – O Polo do Juruá, com sede no município de Eirunepé, distante 1.159 km de Manaus, foi inaugurado em fevereiro deste ano. A unidade também atende aos municípios de Carauari, Itamarati, Envira, Ipixuna e Guajará. Este foi o 12º polo entregue no interior do Amazonas e demonstra o compromisso com o fortalecimento do interior e na ampliação dos atendimentos.///

SONORA – Diretora de Interior – Renata Visco 

DXI – “A ideia é fortalecer os polos… 

DXF – …levando mais acesso à Justiça” 

OFF – Além dos dois defensores permanentes, possui três servidores concursados, três estagiários, um residente jurídico e quatro servidores cedidos da Prefeitura, pelo Termo de Cooperação Técnica.///

SONORA – Prefeito de Eirunepé – Raylan Barrosso

DXI – “Muitas pessoas não tem condição de contratar um advogado…

DXF – …para que essa nossa parceria continue.”///

Imagem – Allan Leão 

Post Relacionado

Amazonas mapeia demandas para fortalecer CT&I e fazer propostas ao Governo Federal

EDI FARIAS

‘Ensina-me a Sonhar’: Defensoria promove bate-papo sobre arte e audiovisual em Centro Socioeducativo de Manaus com o ator Adanilo

blitzamazonico

Populares preparam nova manifestação na BR-174 em Manaus

blitzamazonico