Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública e Corregedoria do TJAM alinham parceria para fortalecer a justiça no interior do Amazonas

Instituições vão formalizar termo de cooperação para ampliar projetos como Solo Seguro e Registre-se, levando mais cidadania e acesso à Justiça ao interior do Amazonas

O Defensor Público Geral do Estado do Amazonas, Rafael Barbosa, e o Corregedor Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Hamilton Saraiva, reuniram-se nesta quinta-feira (14/08), para alinhar a assinatura de um termo de cooperação voltado a ampliar o acesso à Justiça e melhorar o atendimento à população no interior do Estado.

A parceria vai reforçar a atuação conjunta em projetos nacionais como o Solo Seguro e o Registre-se, iniciativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visam regularização fundiária e ampliação do registro civil, além de outras ações de cidadania que já contam com a participação da Defensoria Pública e do TJAM.

Rafael Barbosa destacou a importância de unir esforços para otimizar recursos e ampliar resultados. 

“A Defensoria tem acompanhado de perto o trabalho da Corregedoria no interior, que, na gestão do desembargador Hamilton, tem crescido muito. Embora já sejamos parceiros nesses projetos, é fundamental ampliar essa atuação. O interior precisa desse reforço. Sabemos que as instituições têm recursos limitados e, por isso, é interessante que atuem juntas para fortalecer o atendimento à população. Ficamos muito felizes em estar aqui e poder apoiar esse belíssimo trabalho”, afirmou o Defensor Público Geral.

O desembargador Hamilton Saraiva ressaltou que o acordo vai levar mais cidadania e acelerar os processos que impactam diretamente a vida dos amazonenses. 

“Tive a grata satisfação de receber o Defensor Público Geral com a proposta de um termo de cooperação em prol do nosso cidadão. A ideia é levar mais cidadania não apenas para a capital, mas para o interior. Com o apoio da Defensoria, vamos fortalecer projetos já em andamento e acelerar os resultados para o povo do Amazonas”, pontuou o Corregedor Geral de Justiça do TJAM.

Com a formalização do termo, Defensoria e Corregedoria pretendem ampliar o atendimento em áreas como regularização fundiária, emissão de documentos e registro civil, garantindo que comunidades urbanas, ribeirinhas e rurais tenham acesso facilitado a serviços essenciais.

Texto: Luana Carvalho

Foto: Brayan Riker/DPE-AM

Post Relacionado

Defensoria Pública do Amazonas abre inscrições para processo seletivo de estágio para pessoas com autismo 

victoria Farias

Idam celebra atuação valiosa de seus profissionais no Dia do Extensionista Rural

EDI FARIAS

Sala da OAB-AM é transferida do 3º para o 1º andar do TJAM, com espaço ampliado

victoria Farias