Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública do Amazonas verifica andamento das obras de reparos no conjunto Viver Melhor

Ajustes estruturais pretendem resolver vazamentos e rachaduras de mais de 10 anos; reforma faz parte de acordo judicial mediado pela DPE-AM envolvendo União, Estado e Construtora

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) viu os primeiros apartamentos beneficiados com as reformas de banheiro e fachada para resolver problemas de mais de 10 anos de vazamentos e rachaduras no Conjunto Habitacional Viver Melhor, na Zona Norte de Manaus.

A equipe, que incluiu um representante da Diretoria de Engenharia da DPE-AM, esteve no local nesta terça-feira (8) e deve seguir acompanhando o andamento dos reparos programados para acontecerem por até dois anos.

Entre as 7.808 unidades do conjunto habitacional aptas, 169 já tiveram as obras concluídas. Os ajustes na fachada incluíram a impermeabilização externa dos prédios com a aplicação de um produto que veda as rachaduras. Os banheiros também passaram por reparos que corrigem e previnem infiltrações.

O defensor Carlos Almeida Filho, titular da Defensoria Especializada em Interesses Coletivos (DPEIC), explicou esse trabalho é fruto de um acordo firmado com a construtora no âmbito de uma Ação Civil Pública ingressada em 2017 pela DPE-AM, que também envolve a União e o Estado do Amazonas.

Até R$ 20 milhões poderão ser aplicados em obras residenciais, considerado o maior do programa federal “Minha Casa, Minha Vida” em todo o país.

“Esse acordo foi anunciado no início deste ano e a execução começou em maio. Dois meses de obras realizadas e o retorno da população tem sido positivo. Mas é necessário que a Defensoria esteja regularmente em campo, acompanhando a execução das obras que estão sendo feitas”, disse.

A equipe de engenharia da DPE-AM estará à disposição dos moradores para esclarecer qualquer dúvida técnica. “Pelo que percebemos aqui, cada bloco tem uma patologia diferente. Então, essa vistoria em campo é importante para podermos ver as investigações de cada local, juntar a solução técnica e sair daqui com um desenvolvimento positivo”, destacou o engenheiro Luiz Alencar.

A DPE-AM foi procurada no final de 2013 por moradores, que apresentou uma série de problemas estruturais, urbanísticos e sociais no residencial do programa habitacional do Governo Federal.

Depois de uma série de tratativas extrajudiciais da DPE-AM com a Construtora Direcional e com órgãos do Estado e da União com o objetivo de solucionar as demandas, os moradores prejudicados foram cadastrados no início deste ano para serem contemplados com a reforma.

Até agora, os apartamentos da Quadra 5, da etapa I, estão quase todos reformados. A próxima fase inclui os reparos da Quadra 14, com início no próximo dia 20.

Miramar Gomes, moradora do conjunto há 12 anos, agradeceu ao empenho da Defensoria Pública em ajudar com a reforma do banheiro que tinha infiltrações graves. “Seria um gasto muito grande, porque era uma situação grave. A água vinha do quarto andar e chegava até aqui no meu apartamento no térreo. Então, eles ajeitaram e estão tudo ótimo aqui” comemorou.

Texto: Thamires Clair

Foto: Junio Matos/DPE-AM

Post Relacionado

Ministério Público promove nova audiência com SES-AM por melhorias na saúde pública estadual

blitzamazonico

Campanha “Faça a Conta. Use GNV!” chega a R$ 64 mil em incentivos concedidos a motoristas

blitzamazonico

Amazonastur capacita profissionais do turismo em Libras

EDI FARIAS