Blitz Amazônico
AmazonasPrefeitura de Manaus

Defensoria Pública do Amazonas conquista Selo Diamante da Transparência pelo quarto ano seguido

Nível de transparência alcançado no PNTP foi 97,34%, enquanto a média geral nacional chegou a 66,60% e média das instituições públicas do Amazonas ficou em 34,57%

Pelo quarto ano consecutivo, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) conquistou o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).  

A premiação foi entregue ao Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, nesta quinta-feira (4), durante o 4º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

O PNTP é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em estados e municípios brasileiros.

Para conceder o selo, o programa avalia uma série de critérios que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.  

Neste ano, o portal da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (https://transparencia.defensoria.am.def.br/) alcançou índice de transparência de 97,34%, enquanto a média geral nacional chegou a 66,60% e média das instituições públicas do Amazonas ficou em 34,57%.

“Receber o Selo Diamante pelo quarto ano consecutivo reforça o compromisso da Defensoria com a transparência e com o respeito ao cidadão. Esse resultado é fruto do trabalho técnico e dedicado do nosso diretor de Controle Interno, Felipe Câmara, e de toda a equipe — diretores, administração, defensoras, defensores e servidores — que atuam ao longo de todo o ano para manter nosso portal atualizado e em conformidade com as melhores práticas nacionais”, destacou Rafael Barbosa.

“Seguimos mostrando, com clareza e responsabilidade, como aplicamos os recursos públicos e conduzimos nossas ações em benefício da população amazonense”, acrescentou o Defensor Geral.

O diretor de Controle Interno Luiz Felipe Câmara explica que ainda no primeiro semestre de cada ano as instituições começam a enviar as informações para o PNTP para que a organização consiga fazer uma auditoria nos portais.

Conforme o diretor, a DPE-AM realiza um trabalho contínuo de atualização do seu portal da transparência. “Temos uma organização, com prazos, em relação à cobrança desses documentos dos diversos setores que participam da construção do site. Também é preciso sempre estar atento porque muitas vezes as exigências vão mudando ao longo dos anos, então precisamos nos adaptar à realidade de cada ano. Com isso, vamos aprimorando o nosso portal”, disse.

Luiz Felipe Câmara afirma que a transparência é um princípio da Defensoria Pública. “Temos isso como um propósito mesmo, porque a transparência reflete no controle social. Através da transparência, o cidadão pode consultar e verificar o que a Defensoria tem feito com o dinheiro público. Então, lá mostramos tudo que pagamos, tudo que contratamos. A população realmente tem acesso a praticamente tudo que envolva recursos, programas. Essa transparência é uma forma de consolidar o controle da sociedade”, disse.

Sobre o PNTP

O PNTP foi criado em 2022 com o objetivo de ser um marco na promoção da transparência e na melhoria da gestão pública em nosso país. O programa visa fortalecer a transparência ativa nas instituições públicas, garantindo que informações relevantes estejam acessíveis a todos os cidadãos.  

O principal objetivo do PNTP é examinar o nível de transparência ativa nos sites institucionais do Poder Público, nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios).

Os portais da transparência são avaliados em uma ação coordenada que abrange todos os 33 Tribunais de Contas do país.

A depender do índice de transparência alcançado, os portais são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente.

Para ser considerado diamante (melhor posição no ranking), o portal deve atender 100% dos critérios essenciais e obter nível de transparência entre 95% e 100%.

Em 2025, um total de 10.072 portais da transparência foram analisados.

Os dados completos estão disponíveis no Radar Nacional da Transparência Pública (https://radardatransparencia.atricon.org.br/).

Texto: Luciano Falbo

Fotos: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Prefeito David Almeida acompanha retirada de lixo na ecobarreira do Mindu e anuncia implantação de 10 novas estruturas em Manaus

victoria Farias

Prefeito David Almeida forma 230 candidatos aprovados no curso de formação da Guarda Municipal

victoria Farias

Prefeitura de Manaus tem 166 novos logradouros criados em 2022, alta de 67%

blitzamazonico