O evento reuniu magistradas, promotoras, delegadas, advogadas e servidoras do Judiciário no Fórum Cível de Manaus
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, nesta quinta-feira (28/8), do seminário “Mulheres, Justiça e Proteção: novas abordagens no enfrentamento à violência doméstica”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O evento reuniu magistradas, promotoras, delegadas, advogadas e servidoras do Judiciário no Fórum Cível de Manaus.
Representando a instituição, a defensora pública Caroline Braz, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), destacou a evolução da atuação da Defensoria no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Caroline reforça que o Nudem funciona em prédio próprio, com equipe exclusiva para atender mulheres, além de desenvolver projetos que buscam compreender por que muitas desistem das medidas protetivas já concedidas. A defensora também chamou atenção para os casos de violência praticados por parceiros ligados a facções criminosas, um cenário que exige abordagens mais específicas no enfrentamento à violência.
“Podemos mostrar o quanto o Nudem avançou, tanto na estrutura física quanto na estrutura de pessoal. Mostramos os projetos que estão sendo desenvolvidos no Nudem, falamos sobre o Prêmio Inovare, sobre os Órfãos do Feminicídio e, principalmente, sobre os projetos da Defensoria Pública junto às escolas, nas indústrias do distrito e também sobre a forma como fazemos o atendimento às mulheres quando elas chegam ao Nudem”, afirmou Caroline.
Visibilidade para as mulheres
A defensora reforçou que espaços de debate como o promovido pelo TJAM são fundamentais para ampliar a visibilidade das políticas públicas voltadas às mulheres.
“São eventos como esse que fazem com que a pauta da mulher seja difundida e principalmente mostram a união de inúmeras instituições abraçando a defesa das mulheres”, completou.
Além da participação da Defensoria, o encontro contou com as presenças da juíza Ana Lorena Gazzineo (TJAM), da promotora Lilian Nara (MPE-AM), de Giselle Falcone (TRE-AM), da delegada Débora Mafra (PC-AM), da advogada Adriana Almeida (UEA), além das servidoras do TJAM Celi Cavalcante e Miriam Rolim.
Texto: Ed Salles
Foto: Brayan Riker / Divulgação- DPE