Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria lança projeto para fortalecer a regularização fundiária na Região Metropolitana Manaus

‘Meu Pedaço de Chão – da Ocupação à Titulação’ vai atender ocupações informais e poderá alcançar até 500 mil pessoas

Para fortalecer a regularização fundiária, garantindo à população amazonense o direito à cidade e à moradia digna, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lança, no próximo dia 19 de dezembro, o projeto “Meu Pedaço de Chão – da Ocupação à Titulação”. O lançamento ocorrerá durante um mutirão do Núcleo de Moradia e Atendimento Fundiário (Numaf) em Presidente Figueiredo.

O projeto criado pelo Numaf tem como objetivo promover a regularização fundiária de ocupações informais em Manaus e na Região Metropolitana por meio da ação da usucapião, assegurando a titulação ou regularização documental de famílias em situação de vulnerabilidade, além do acesso à infraestrutura urbana essencial.

Considerando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT), até 500 mil pessoas poderão ser atendidas somente na capital.

O defensor público Thiago Nobre Rosas, coordenador Numaf, afirma que a informalidade fundiária impede o exercício pleno de direitos urbanos, como moradia digna, mobilidade e serviços públicos, e reforça desigualdades estruturais.

Como vai funcionar

De acordo com Thiago Rosas, o projeto está identificando e mapeando as ocupações informais em Manaus passíveis de regularização, verificando quais se enquadram nos critérios para a ação de usucapião, dentro do escopo da Lei da Regularização Fundiária (13.465/2017) e quais possuem maior urgência de ação.

A partir disso, o projeto atuará dentro das comunidades selecionadas com orientação jurídica, elaboração de documentos, mediação de conflitos e encaminhamento aos cartórios ou órgãos competentes.

Além dos atendimentos, o projeto “Meu Pedaço de Chão” vai oferecer assistência jurídica e técnica às comunidades envolvidas e capacitará lideranças comunitárias e agentes públicos em regularização fundiária social.

“Também vamos articular parcerias com a prefeitura, cartórios, órgãos estaduais e municipais de saneamento e urbanização”, adianta o defensor Thiago Rosas.

Texto: Luciano Falbo

Fotos: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Defensoria Pública disponibiliza novas alternativas de comunicação para agendar atendimento

victoria Farias

Defensoria leva ações e atendimentos à população idosa em municípios do interior do Amazonas 

victoria Farias

Serviço de distribuição de gás natural tem avançado na agenda socioambiental (Serviço de distribuição de gás natural tem avançado na agenda socioambiental)

victoria Farias