Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Itinerante inicia atividades de 2026 com mutirão itinerante em Iranduba 

A ação leva atendimento jurídico gratuito à Comunidade São Francisco, no Km 6 da estrada do município 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, no dia 6 de fevereiro, o primeiro mutirão da Defensoria Itinerante em 2026, com atendimento jurídico gratuito no município de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus. A ação ocorre das 8h às 12h, na Rua Francisco Maquiné, s/n, Comunidade São Francisco, Km 6, com atendimentos por ordem de chegada. 

A iniciativa integra o Projeto FENAPRED + Cidadania, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, ao Suicídio e às Drogas, presidida pelo deputado estadual João Luiz. 

Para o coordenador da Defensoria Itinerante, defensor público Danilo Germano, o mutirão marca o início de um calendário contínuo de ações em 2026, com foco em comunidades em situação de maior vulnerabilidade social. 

“Este é o primeiro mutirão da Defensoria Itinerante neste ano e faz parte de uma estratégia permanente de levar a Defensoria até onde a população tem mais dificuldade de acesso. A instituição se organiza para estar presente nos territórios mais distantes, garantindo atendimento jurídico direto, com estrutura adequada e equipe completa”, afirmou. 

Durante o mutirão, a Defensoria Pública levará toda a estrutura necessária para prestação de assistência jurídica gratuita. Entre os serviços ofertados estão atendimentos nas áreas de família e cível, com demandas relacionadas a reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento e investigação de paternidade, guarda provisória e guarda compartilhada, pensão alimentícia, além de outros serviços jurídicos. 

“A Defensoria Itinerante permite que o atendimento chegue a localidades onde o deslocamento até a capital se torna inviável. O objetivo é assegurar que essas pessoas não fiquem sem orientação jurídica e sem acesso à Justiça”, completou Germano. 

Texto: Ed Salles 

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

De estagiária a servidora concursada: analista jurídico toma posse para fortalecer os quadros da DPE-AM no interior

victoria Farias

Defensoria realiza curso do projeto ‘Colab da Saúde’ sobre judicialização de medicamentos para servidores do Médio Solimões 

victoria Farias

Corpo de Bombeiros alerta para importância da emissão do AVCB para estabelecimentos comerciais e edificações

EDI FARIAS