_Atualmente, a DPE-AM conta com 12 Polos, quatro unidades na Região Metropolitana, e as unidades de descentralizadas em Uarini, Benjamin Constant, Apuí e em Pauni. Em breve também será inaugurada a UDI Barreirinha_
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nesta sexta-feira (24), a Unidade Descentralizada de Interior (UDI) em Uarini. Localizada na avenida Espírito Santo, 132, Centro, a nova unidade vai trazer mais praticidade e celeridade ao acesso à assistência jurídica gratuita aos moradores do município.
A solenidade contou com a presença do defensor geral, Ricardo Paiva, do procurador-geral de Justiça, Alberto Nascimento Júnior, além de autoridades municipais.
Em seu discurso, Paiva ressaltou a importância da UDI para a população. “É a realização de mais um sonho. De fazer a Defensoria chegar em todos os cantos do Amazonas e atender aqueles que mais precisam, levando cidadania e dignidade”, afirmou.
Atualmente, a DPE-AM conta com 12 Polos no interior do estado, quatro unidades na Região Metropolitana de Manaus, e as unidades de descentralizadas em Uarini, Benjamin Constant, Apuí e em Pauni. Em breve também será inaugurada a UDI Barreirinha.
Estrutura
Com estrutura adequada, três guichês para atendimento presencial, além de uma cabine exclusiva para atendimento remoto, a UDI Uarini faz parte do Polo do Médio Solimões, cuja sede fica em Tefé.
O coordenador, defensor público Gustavo Cardoso, disse que a implantação da unidade vai fortalecer a atuação da Defensoria na região. “Consolida um ciclo de atendimentos que já vinha sendo feito desde o ano passado e agora com a presença física, a Defensoria vai possibilitaràs pessoas que vivem excluídas digitalmente e com a dificuldade informacional a acessarem direitos básicos nas áreas de família, registros públicos, cível e criminal”, acrescentou.
Atendimentos
Com a inauguração, a UDI Uarini vai ofertar atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além disso, o atendimento virtual continua disponível pelo WhatsApp (92) 98559-1599.
Para Daniesio de Souza, morador da cidade há mais de 20 anos, a presença da Defensoria é motivo de alegria. “Antes da chegada da unidade aqui, nós procurávamos em outros municípios, mas era muito difícil o deslocamento. Agora temos essa facilidade”, afirmou.
Ações em Uarini
Esta semana, o Polo do Médio Solimões também assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Uarini, a fim de melhorar as condições de fornecimento de água tratada à população do município. No ano passado, o Polo atuou ainda no ajuizamento de ações civis públicas devido à falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da cidade, a instabilidade da energia e o desabastecimento da água.
Texto: Giovanna Andrade
Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM