Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria e Seap assinam acordo de cooperação para ampliar visitas virtuais a internos do sistema prisional

O evento também marcou o início das atividades de dois programas que possuem parceria com o governo federal

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Amazonas (Seap) celebraram, nesta quinta-feira (8), um acordo de cooperação para ampliar a oferta de visitas virtuais a familiares de presos provisórios e condenados que estejam custodiados em uma das unidades prisionais de Manaus.  
 
A solenidade também marcou a parceria entre a DPE-AM e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o que possibilitou, por meio de um convênio, a compra de novos equipamentos e automóveis tipo Van que vão facilitar o desenvolvimento de ações no sistema penitenciário do Amazonas.  
 
Participaram da solenidade o defensor público-geral, Ricardo Paiva, a subdefensora-geral, Manuela Veiga Antunes, o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Paulo César Gomes, além do defensor público Theo Eduardo Costa, coordenador do Núcleo de Atendimento Prisional (NAP), e das defensoras públicas Renata Visco de Almeida, subcoordenadora dos projetos Assistência Legal e Visita Virtual; e Karoline Santos, que atua no Núcleo Criminal. 
 
“Estamos diariamente nas unidades prisionais e nunca deixamos de cumprir o nosso papel como Defensoria. Hoje assinamos o convênio para ampliar o nosso trabalho, fruto da atuação do defensor Theo Costa, dos residentes e de todas as pessoas que de alguma forma estão no dia a dia tentando mudar a realidade de quem está privado de liberdade”, declarou o defensor público geral, Ricardo Paiva.  
 
A partir do acordo, serão viabilizadas mais de 3.840 visitas virtuais no período de 20 meses, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no Centro de Detenção Feminino (CDF) e Centro de Detenção Provisória Manaus (CDPM I).  
 
Os familiares poderão buscar atendimento nos 12 polos da DPE-AM no interior do estado (o Alto Solimões, Médio Solimões, Purus, Juruá, Madeira, Médio Madeira, Alto Rio Negro, Coari, Rio Negro-Solimões, Médio Amazonas, Baixo Amazonas e Maués), e nas cinco sedes da Região Metropolitana de Manaus (Careiro Castanho, Iranduba, Manaquiri, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva).  
 
“A execução deste programa pela Defensoria e a Seap é de suma importância para a manutenção do vínculo afetivo e integração da pessoa privada de liberdade, quebrando as grandes barreiras geográficas do interior. Este não é somente mais um passo para a humanização do sistema prisional, mas a trajetória de dignificação e seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido por centenas de servidores públicos”, afirmou o defensor Theo Eduardo Costa.  
 
“Transformamos a Seap para que pudesse ser conhecida não somente pelo Governo do Estado, mas também no Brasil e no mundo. Foi ouvindo as orientações da Defensoria que conseguimos esse reconhecimento como uma gestão de sistema prisional de excelência”, complementou o secretário da Seap, coronel Paulo César Gomes.  
 
A defensora pública Renata Visco destacou a importância do projeto para a reinserção adequada dos presos, de maneira que contribua com o cumprimento dos preceitos legais.  
 
“Tive a oportunidade de conhecer um pouco da realidade do interior, então, entendo a importância do projeto para as famílias hipervulneráveis que precisam fazer esse contato. Tenho certeza que vai ser um projeto muito exitoso e que vai trazer muitos frutos para os objetivos da Defensoria, enquanto facilitadora dessa comunicação”, disse.  

Assistência Legal

 
A solenidade marcou ainda o início das atividades dos projetos Assistência Legal e Visita Virtual, que serão executados dentro das unidades prisionais, por meio de um convênio assinado entre a DPE-AM e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).  
 
A parceria possibilitou a compra de novos equipamentos e automóveis que vão facilitar o desenvolvimento das ações, além da contratação de profissionais para atuarem no atendimento dos internos. “O convênio com o governo federal permitiu a aquisição de uma van que vai ajudar no transporte dos servidores e isso vai facilitar bastante o nosso trabalho”, destacou o defensor Theo Costa.  
 
Desde 2019, o NAP atua diariamente nas unidades prisionais de Manaus, levando assistência jurídica gratuita não só aos internos provisórios, mas também aos condenados.  
 
Entre as principais demandas, o Núcleo realiza o acompanhamento processual dos internos, a fim de resguardar as garantias e direitos fundamentais da população carcerária, bem como garantindo também o direito à visita virtual aos familiares.  
 
 

CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA 

Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.  
 
Para entrar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/F39Xrs2JRiJKXytK8hJw9m

Foto: Evandro Seixas/DPE-AM 

Post Relacionado

DPE cria ‘GT do IPTU’ para atender contribuintes que reclamam de aumento ilegal

blitzamazonico

Escola Superior da Defensoria Pública realiza atividades em São Gabriel da Cachoeira 

blitzamazonico

Competição de Três Tambores vai encerrar Campeonato Amazonense na 45ª Expoagro com premiação de R$ 20 Mil

EDI FARIAS