Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria do Amazonas leva acesso à Justiça e cidadania a moradores de Novo Airão

Por meio da Defensoria Itinerante, a DPE-AM participa da ‘Campanha de Registro Civil e Cidadania’, realizada pela Corregedoria Geral do TJAM no município entre os dias 16 e 17

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) promove mais uma ação por meio da Defensoria Itinerante, desta vez em Novo Airão, dentro da Campanha de Registro Civil e Cidadania, promovida pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O atendimento iniciou nesta segunda-feira (16) e prossegue até terça-feira (17), das 8h às 12h, na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Danilo de Mattos Areosa, localizada na rua João Paulo II, no Centro. A ação tem como objetivo aproximar a Justiça da população de regiões mais afastadas e garantir a oferta gratuita de serviços essenciais.

Além da emissão de certidões de nascimento, Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF e outros documentos, a Defensoria também oferece atendimento jurídico nas áreas de Direito de Família, Direito do Consumidor e questões criminais, com a finalidade de apoiar a população em situações de vulnerabilidade social.

“O principal foco da ação é garantir o acesso ao Registro Civil, mas sabemos que em municípios distantes como Novo Airão, as pessoas também necessitam de apoio em outras áreas, como questões familiares ou demandas mais complexas. A Defensoria está aqui para prestar esse atendimento e buscar resolver essas situações, seja de forma amigável ou por meio do Poder Judiciário”, destacou o Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa.

A campanha também conta com a parceria do cartório extrajudicial da Comarca de Novo Airão, da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado. 

A ação está em consonância com o Programa de Enfrentamento ao Sub-Registro Civil e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, conforme o Provimento n.º 140/2023 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ).

O Corregedor-Geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, ressalta a importância da campanha na promoção de dignidade e cidadania para populações vulneráveis. “Sem a documentação básica, essas pessoas enfrentam dificuldades para acessar serviços essenciais como saúde, educação e benefícios sociais. Nossa missão é garantir que esses direitos sejam plenamente reconhecidos, com o apoio de parceiros como a Defensoria Pública”, afirmou.

Sobre a Defensoria Itinerante

A Defensoria Itinerante é um projeto da DPE-AM que percorre todo o Amazonas, incluindo bairros mais afastados de Manaus, oferecendo assistência jurídica àqueles que mais necessitam. Com foco em localidades que não dispõem de fóruns, a iniciativa visa facilitar o acesso à Justiça e oferecer suporte em demandas como registros públicos, questões familiares e direitos do consumidor.

Em Novo Airão, a expectativa é atender moradores de comunidades indígenas, pessoas em situação de rua, migrantes e outros grupos vulneráveis.

Foto: Allan Leão/DPE-AM

Post Relacionado

SEDURB e SUHAB trabalham nos projetos para construção dos habitacionais do programa “Amazonas Meu Lar”, contemplados no Minha Casa Minha Vida

EDI FARIAS

Defensoria do AM vence Prêmio Márcio Tomáz Bastos, categoria destaque do Innovare

blitzamazonico

Defensoria Pública lança o projeto “Sem Medo de Viver”, que conta histórias de superação de mulheres vítimas de violência doméstica

victoria Farias