Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria do Amazonas disponibiliza resultado preliminar da 1ª fase do 5º concurso para membros

Mais de 1,4 mil candidatos fizeram as provas escritas objetivas no dia 15 de junho; certame prevê a nomeação de 10 defensoras e defensores, além de formação de cadastro reserva

O resultado preliminar da 1ª fase do 5º Concurso Público para membros da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) foi disponibilizado para consulta nesta terça-feira (22) pela Fundação Carlos Chagas (FCC), banco responsável pelo certame.

O Edital nº 06/2025, publicado na edição 2457 do Diário Oficial Eletrônico da DPE-AM, informa que o resultado preliminar está disponível para consulta no site da FCC ( https://www.concursosfcc.com.br/ ) e que eventualmente referentes aos resultados das provas deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis, entre outras informações.

O resultado definitivo da 1ª fase do certame está previsto para ser publicado no início de agosto.

A Prova Escrita Objetiva foi avaliada na escala de 0 a 100 e foram considerados habilitados aqueles que obtiveram o mínimo de 25% de acertos em cada bloco de questões, e mínimo de 60% de acertos totais.

A próxima fase será composta por duas provas escritas dissertativas. Na primeira, os candidatos deverão escrever uma peça processual penal e responder dois blocos de questões de áreas como direito penal, execução penal e criminologia. A segunda terá uma peça processual civil com perguntas sobre direito do consumidor, direito da criança e do adolescente, entre outras.

O Defensor Público Bruno Soré, chefe de gabinete da Defensoria Pública Geral, reforçou que essa é uma etapa fundamental para o concurso, porque mostra o conhecimento dos candidatos em áreas específicas do direito de forma mais aprofundada.

“Este é um momento especialmente importante, já que permitirá que os candidatos aprofundem as suas ideias, demonstrem modernidade jurídica e compromisso com a missão da Defensoria. Nossa expectativa é muito positiva, e esperamos que tudo transcorra com serenidade e transparência, para que o concurso siga avançando conforme o cronograma”, declarou.

Conforme o edital, as provas escritas dissertativas estão previstas para serem aplicadas nos dias 16 e 17 de agosto.

Sobre o Concurso

O concurso prevê o preenchimento inicial de 10 vagas, podendo novas vagas serem preenchidas conforme a conveniência e a disponibilidade orçamentária da DPE-AM pelos aprovados remanescentes. Atualmente, há cerca de 80 vagas de Defensora e Defensor Público do Amazonas em aberto.

A validade deste certo será de dois anos, a contar dos dados da publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogada por igual período, a determinados da DPE-AM. Os aprovados nomeados ingressarão na instituição como Defensores e Defensoras de 4ª Classe e terão uma importante missão de fortalecer o quadro da Defensoria do Amazonas no interior do Estado.

“A chegada de novos membros é aguardada com grande entusiasmo, especialmente diante da crescente demanda da população por acesso à justiça. Temos confiança de que este concurso trará importantes reforços à nossa instituição e, acima de tudo, ao povo amazonense”, completou Bruno Soré.

Texto: Thamires Clair

Foto: Brayan Riker/DPE-AM

Post Relacionado

Adolescente de 14 anos m0rre af0gada após sair para nadar com amigos no interior do Amazonas

victoria Farias

Doença rara, Atrofia Muscular Espinhal (AME), terá semana de conscientização a partir de lei de autoria do deputado Roberto Cidade

Patrick da Silva FARIAS

Câmara Municipal de Borba informa ao Ministério da Justiça invasão à casa de vereador por policiais armados

blitzamazonico