Blitz Amazônico
Amazonas

Defensores públicos do Amazonas integram mutirão com o foco no atendimento jurídico às populações atingidas pela enchente no RS

No primeiro dia da ação, foram realizados mais de 300 atendimentos; força-tarefa Auxílio Calamidade é uma parceria entre a DPE do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participa, até esta sexta-feira (23), de força-tarefa para auxiliar nos mutirões de atendimento jurídico às populações afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS). No primeiro dia da atividade, realizada nesta terça-feira (20), no bairro Matias Velho, localizado em Canoas, a força-tarefa atendeu 300 pessoas. 

A ação busca garantir o acesso à Justiça e a proteção dos direitos dos cidadãos em situação de vulnerabilidade. No mutirão, a DPE-AM é representada pelos defensores públicos Ricardo Paiva e Karleno Pereira.

O defensor público Karleno Pereira avalia de forma positiva a participação do Amazonas no mutirão. “Atendemos, apenas no primeiro dia, mais de 300 pessoas, todas elas vítimas das enchentes e desalojadas/desabrigadas, necessitadas de benefícios do Estado do Rio Grande do Sul, os quais, quando indeferidos, são questionados judicialmente pela Defensoria”, destacou.  

A força-tarefa Auxílio Calamidade é uma parceria entre a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).  

A participação dos defensores de outros Estados se estenderá até o fim de setembro. Com isso, o Amazonas deve encaminhar mais dois defensores públicos para atuarem nos mutirões. 

Programação

Ao longo dos meses de agosto e setembro, 19 cidades receberão os mutirões presenciais e mais de 30 defensoras e defensores públicos de todo o País serão enviados ao Rio Grande do Sul para realizar atendimentos nas mais diversas demandas, inclusive nos casos de indeferimento dos benefícios Volta por Cima e SOS Pix, do Governo Estadual.  

Nos meses de agosto e setembro, o mutirão acontecerá ainda em Sapucaia, Cachoeirinha, São Sebastião do Caí e no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Em setembro, as cidades atendidas serão: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Guaíba, Montenegro, Eldorado do Sul, Encantado, Arroio do Meio, Roca Sales, Muçum, Lajeado, Candelária e Estrela. 

Foto: Divulgação

Post Relacionado

Defensoria Pública atua para garantir acesso a remédios pelo SUS com receita de médico particular

victoria Farias

Reformulação do Minha Casa Minha Vida pode reduzir déficit habitacional de municípios amazonenses

blitzamazonico

Julgamento em Manaus amplia perspectiva de gênero após DPE-AM atuar para obter conselho de sentença 100% feminino

victoria Farias