Solenidade aconteceu no plenário Adriano Jorge, nesta quarta-feira (9)
O defensor público-geral, Ricardo Queiroz de Paiva, recebeu, nesta quarta-feira (9), o título de Cidadão de Manaus, concedido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelos relevantes serviços prestados à população. O procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, também foi agraciado com a comenda.
De propositura do vereador Caio André Pinheiro de Oliveira, a solenidade aconteceu no plenário Adriano Jorge, da CMM, e contou com a presença de defensores e servidores da DPE-AM, além do presidente da CMM, vereador Caio André, do vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, e outras autoridades.
Filho de um mineiro com uma amazonense, Ricardo Paiva é natural de São Paulo (SP), mas veio para Manaus ainda criança, com a família. Casado e pai de quatro filhos, ele é bacharel em Direito e Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, e foi estagiário e servidor da Defensoria. Em 2005, foi nomeado como defensor público, após aprovação em concurso.
Emocionado, Paiva iniciou seu discurso homenageando seus pais e falando dos caminhos trilhados até chegar na Defensoria.
“Estou realizando um sonho que é ser manauara de direito, porque de fato, eu sempre fui. Foi aqui que me criei e construí minha família e só nasci em outro estado, em razão do tratamento de saúde que o meu pai fazia. O que posso dizer é que sou grato a Manaus por tudo que me proporcionou e por aqui ter encontrado meu propósito de vida”, afirmou ele.
Ricardo Paiva também parabenizou o procurador-geral de Justiça pelo trabalho desenvolvido à frente do Ministério Público do Estado, na capital e no interior.
“Hoje a Câmara Municipal de Manaus está homenageando dois grandes homens públicos que representam o povo. Mais que uma homenagem, esse é um reconhecimento pelos serviços prestados à nossa população”, enfatizou o vereador Caio André.
Trajetória
Como defensor público, Ricardo Paiva iniciou sua carreira no interior do Amazonas, passando por municípios como Urucará, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Urucurituba, até chegar à capital, em 2008.
Como defensor-geral, foi eleito para o biênio 2020/2022 e reeleito para o biênio 2022/2024 e traz, em sua trajetória, inúmeras conquistas como a criação do plano de cargos e salários da Defensoria, bem como o programa de aposentadoria incentivada; criou a Carreta da Defensoria, para levar atendimento itinerante aos bairros mais distante de Manaus e comunidades da Região Metropolitana (RMM), além de ampliar a capilaridade da DPE-AM para quase todo o estado, com a implementação de seis novos polos de atendimento no interior, quatro sedes na RMM e cinco unidades descentralizadas, fazendo com que hoje, a DPE-AM alcance 58 municípios.
Na capital, Paiva também inaugurou novos núcleos de atendimentos, como os instalados nos shoppings Grande Circular e Via Norte, nas zonas Leste e Norte, as mais populosas de Manaus.
Durante sua gestão, Paiva nomeou 56 defensores públicos e 399 servidores de carreira para os quadros da DPE-AM. Também foi o responsável, em 2022, pela primeira participação de uma Defensoria Pública brasileira na Conferência das Nações Unidades Sobre Mudanças no Clima, a COP-27, onde palestrou em Sharm El-Sheikh, no Egito, sobre a atuação da Defensoria do Amazonas no período de enchentes.
Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM