Você já ouviu falar em fisioculturista? É um esporte que envolve treinamento físico e desenvolvimento muscular, e é realmente incrível. Fisioculturistas trabalham duro para alcançar seus objetivos e sua dedicação é inspiradora. É muito motivador ver como eles se esforçam para dar o melhor de si, tanto física quanto mentalmente.
E para citar um exemplo de sucesso que representa bem essa vida de dedicação é da atleta Marta Paz Magalhães, de 36 anos, Campeã no Campeonato de Fisiculturismo na categoria Wellness. O portal de notícias Blitz Amazônico conheceu um pouco dessa profissional do esporte, natural do município de Maués, filha de pai cearense e mãe ribeirinha.
DEDICADA DESDE PEQUENA
“Desde muito cedo trabalhei no comércio quando tinha apenas 6 anos, na feira em Maués, ajudando meu pai. Já maior de idade trabalhei como vendedora nas lojas do centro de Manaus. Fui autônoma, vendi semijoias, sapatos, bolsas, perfume e até mesmo balas de chocolate na ruas, no intervalo de almoço. Hoje sou barbeira, cabeleireira, depiladora, faço massagens em atletas, com muito esforço consegui montar o meu próprio negócio, o qual me orgulha muito”, contou.
VIDA DE ATLETA
” Minha vida no atletismo é consequência de uma rotina de treino e disciplina, sempre me achei com carência de beleza e o padrão de beleza que eu gosto é o de mulher marombeira, com curvas e músculos equilibrados. Treino há 7 anos e somente agora consegui alcançar um nível de atleta, até mesmo porque meu desejo era ter pernas bonitas para conseguir usar um short, confesso que eu era muito complexada com meu corpo, daí então fui evoluindo, e querendo melhorar ainda mais, até que um dia eu vi o Arnold Schwarzenegger entregar um troféu para um atleta e naquele momento ascendeu meu desejo de ter um corpo daquele e ser reconhecido por esse mérito, sei que eu posso, eu me conheço, sou muito esforçada, então busquei, enfrentei muitos desafios, muitos!”, revelou.
ATLETA, PAI, MÃE E FILHA AO MESMO TEMPO
“Atualmente, sou pai e mãe de uma princesa de 9 anos, cuido da minha mãe de 80 anos, não tenho empregada, faço tudo sozinha, desde o café às 5 da manhã até o jantar. Já deixo quase tudo pronto pela manhã antes da minha filha ir para a escola, enquanto ela estuda, eu sigo para meu treino cardio (cardiorrespiratório). Retorno às 11h30 para casa, sirvo nosso almoço e me arrumo e volto correndo para trabalhar. Atendo clientes geralmente até 21h e só então retorno para casa. Sirvo o jantar e na maioria das vezes faço um treino cardio à noite, entre as 22h20 a´te umas 23h30. Essa tem sido minha rotina. Imparável e sem dá margem para o cansaço, eu posso, eu dou conta, assim penso, assim faço”, disse orgulhosa.
PROFISSIONALIZAÇÃO
“Hoje sou uma atleta pela federação da Federação de Fisiculturismo do Brasil (IFBB Brasil), disputei no dia 25 de março, o último campeonato de Fisiculturismo em Manaus e venci. Sou a Top 1 e sou a Overall, a campeã das campeãs do campeonato, quando eu entrei no palco eu me senti viva, liberta, leve, fiz meu desfile de poses, era como se a minha alma tivesse achado meu corpo, me senti no meu lugar, tão gostoso, leve e dominante, foi como cantar no chuveiro. Eu quero muito voltar lá no palco e fazer melhor do que fiz, ainda foi pouco, quero fazer melhor, eu sei fazer mais, da para melhorar”, finalização.
Foto: Fabiano Baré