A 11 dias do primeiro turno das eleições, o prefeito David Almeida (Avante) segue crescendo e já alcança 37,8% das intenções de voto em Manaus. O número representa 41,1% em votos válidos, quando se excluem os brancos e nulos. Os dados são da nova pesquisa Perspectiva divulgada nesta quarta-feira, dia 25/9.
No cenário estimulado, quando o eleitor vê a foto dos candidatos num disco, o crescimento de David é de 4,3% quando comparado com o estudo divulgado pela empresa há menos de duas semanas. Nas simulações de segundo turno, o candidato à reeleição vence todos os adversários. E a certeza do voto em David é de 79,3% entre os eleitores ouvidos.
*Outros Candidatos*
A pesquisa também mostra o candidato Roberto Cidade (União Brasil) num distante segundo lugar, registrando 21% das intenções de voto, queda de 1,7% em relação ao levantamento anterior.
Em terceiro, aparece Capitão Alberto Neto (PL) com 14,4%, que ultrapassou Amom Mandel (Cidadania) que pontuou 13,7% e ficou com a quarta colocação. Na sequência, aparecem Marcelo Ramos (PT), com 4,4% e Wilker Barreto (MOB), com 0,6%. Gilberto Vasconcelos (PSTU) não pontuou.
*Segundo Turno*
A exemplo de outras pesquisas registradas e já divulgadas, o candidato à reeleição David Almeida vence todos os adversários nas simulações de segundo turno.
Na disputa com Amom Mandel, David vence por 55,9% contra 26,5%. Em outra simulação, David vence Roberto Cidade por 55,8% a 37,4%. No cenário contra Alberto Neto, David registra 53,5% contra 27,3%. Num possível confronto com Marcelo Ramos, David alcança quase 70% (67,7%) de intenção de voto contra 13,1% do candidato do PT.
*Voto Definido*
A Perspectiva também quis saber dos eleitores se a decisão de voto já é definitiva para o primeiro turno. 79,3% dos que responderam que votam em David Almeida afirmam que sim, o voto não muda mais.
A pesquisa Perspectiva ouviu 920 eleitores entre os dias 23 e 24 de setembro. A margem de erro é de 2,32 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09920/2024.