Blitz Amazônico
Brasil

Dados críticos de estupros no Brasil é discutido na Aleam

A cada um minuto, duas pessoas são estupradas no Brasil. Esse dado crítico, levantado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), aponta que as mulheres são a maioria das vítimas desse tipo de violência. Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, o deputado estadual Delegado Péricles (PL) chamou atenção para o dado alarmante.

Durante sessão plenária desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar informou que, conforme o levantamento do IPEA publicado semana passada, o número estimado de casos de estupro no país por ano é de 822 mil.

Da tribuna, o deputado destacou que, segundo o estudo, a maior quantidade dos casos ocorre entre jovens, com o pico de idade aos 13 anos, e que dos 822 mil casos, apenas 8,5% são registrados pela polícia e 4,2% são identificados pelo sistema de saúde.

“O que nos causa muita preocupação é que muitos de casos não chegam às autoridades. É realmente assustador. Aqui nós temos que unir forças para buscar orientar e conscientizar as pessoas da necessidade de se registrar a ocorrência aqui no estado do Amazonas. Inclusive, aqui em Manaus nós temos hoje três Delegacias da Mulher, e todas tem condições de receber os casos”, pontuou.

Na ocasião, o deputado ressaltou os canais para a realização de denúncias de violência contra a mulher. “Aproveito a oportunidade para deixar os números que podem ser realizadas às denúncias. O 180, é da Central de Atendimento à Mulher, o 181 é da Secretária de Segurança Pública do Amazonas, e o 190 da Polícia Militar”, reforçou. 

Foto: Sandro Pereira 

Post Relacionado

MIDR assina acordo de cooperação com instituto GIRO

Patrick da Silva FARIAS

Prefeito de Angra dos Reis pede apoio federal para construir abrigos

EDI FARIAS

Policial militar dá soco no rosto de mulher dentro de academia. VEJA VÍDEO

blitzamazonico