Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Creche da Prefeitura de Manaus vence etapa nacional do ‘Prêmio Escolas Sustentáveis’ com projeto que une arte, sustentabilidade e inclusão

Com o projeto “IncluARTE – SustentART: a sustentabilidade na arte como promotora da inclusão em um território degradado”, a creche municipal Magdalena Arce Daou, administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), da  Prefeitura de Manaus, conquistou, na quarta-feira, 17/9, a etapa nacional da 3ª edição do “Prêmio Escolas Sustentáveis”, na categoria Educação Infantil/Ensino Fundamental (anos iniciais). A iniciativa transforma realidades por meio da arte e da sustentabilidade, criando espaços simbólicos que ajudam as famílias a compreender e vivenciar o novo contexto gerado pelo diagnóstico precoce de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O prêmio, promovido pela Fundação Santillana, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), teve como vencedoras brasileiras a creche de Manaus e a escola estadual Brasil, de Limeira (SP). Cada instituição recebeu R$ 17,5 mil. A etapa internacional será realizada no dia 21 de outubro, no Museu de Arte do Rio (MAR), administrado pela OEI no Brasil.

Segundo a gestora da creche, Juci Seixas, a vitória representa a união de toda a equipe escolar e da comunidade em um projeto voltado à melhoria da qualidade de vida dos estudantes e das famílias, por meio de ações que transformaram os entornos da unidade de ensino. “O sentimento de participar desse momento é de gratidão. Nossa equipe é aguerrida, determinada e unida em prol de uma educação de qualidade, que transforma. Representar o Brasil nesse certame é um momento grandioso e reforça nosso compromisso com as crianças”, afirmou.

Idealizado pela professora Maria Raquel, o “IncluARTE – SustentART” surgiu da perspectiva infantil, valorizando o protagonismo das crianças e a participação das famílias. “O projeto nasceu para atender à crescente demanda de crianças com TEA na primeira infância. Muitas famílias buscavam na creche apoio, orientação e acolhimento. Pensamos em alegorias de micromundos e terrários para que elas compreendessem que, a partir do diagnóstico, seu mundo se transforma, tornando-se diferente do que haviam idealizado”, explicou a educadora.

O projeto envolve a criação de jardins sensoriais, terrários e jardins de pneus em áreas degradadas, além do reflorestamento da mata ciliar. As famílias participam ativamente de oficinas e atividades, em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (Semmasclima) e a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), contribuindo para a construção dos espaços e para a inclusão das crianças. O jardim sensorial, hoje permanente, simboliza o novo universo que essas famílias vivenciam, consolidando o projeto como referência em educação inclusiva, arte e sustentabilidade.

Além de promover a inclusão e o apoio às famílias, o “IncluARTE – SustentART” realiza ações culturais e científicas, como feiras de ciências, mostras artísticas e oficinas de terapia pedagógica com cães, estimulando a sensorialidade e a interação de crianças com TEA. O projeto também contempla ações de sustentabilidade e cidadania ambiental, como a coleta e reutilização de garrafas PET e tampinhas em obras de arte permanentes, o reflorestamento de áreas degradadas e a criação do livro autoral “Rael, o defensor das matas e dos igarapés – o menino que escuta com o coração”, que integra a prática educativa da unidade.

Texto e Foto – Divulgação / Semed

Post Relacionado

Visa Manaus apreende 200 quilos de alimentos impróprios em operação ‘Natal com Saúde’

blitzamazonico

Profissionais da Semsa são treinados como multiplicadores para ampliar oferta de métodos contraceptivos

victoria Farias

Prefeito anuncia data de inauguração da USF Prefeito Frank Lima, no Novo Aleixo

blitzamazonico