Em uma ação que une educação, empatia e cuidado com o desenvolvimento infantil, a Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Educação ( Semed ), em parceria com o Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente da Polícia Militar , realizou, nesta quarta-feira, 9/7, a C inoterapia , por meio do projeto “Cão Bombeiro, Cão Esperança”. A ação aconteceu creche municipal Professora Dalvina do Nascimento Martins, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.
A iniciativa levou cães treinados para dentro do ambiente escolar, proporcionando às crianças momentos de interação, interação e estímulo sensorial. A cinoterapia é uma prática terapêutica que utiliza cães treinados como agentes coterapêuticos, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social de crianças e adultos. No contexto escolar, essa abordagem é especialmente eficaz com crianças em processo de adaptação, com atraso na fala, dificuldades de socialização ou transtornos de neurodesenvolvimento.
Cerca de 45 crianças de 1 a 3 anos de idade, participaram da interação com os cães, sempre acompanhadas por educadores e pela equipe do batalhão, onde abraçaram os cães, demonstrando afeto, cuidado e empatia, além de brincarem de bolinhas com os animais. As atividades foram pensadas para estimular o vínculo emocional e o senso de responsabilidade, além de trabalhar a comunicação e o acolhimento.
A sargento Bruna Santos, da equipe do CIPcães , destacou os impactos positivos da ação no ambiente educacional.
“A principal proposta da C inoterapia é contribuir com o desenvolvimento emocional e o processo de aprendizagem das crianças. A terapia assistida com cães funciona como uma ferramenta facilitadora dentro da escola, ajudando especialmente nas verbalizações, no contato visual, no toque e na convivência em grupo. É uma prática complementar que soma ao trabalho dos pedagogos e educadores, voltado para crianças que precisam desenvolver essas habilidades socioemocionais”, complementou.
A diretora da unidade, professora Silvana Menezes, celebrou o momento e ressaltou os benefícios sentidos já nas primeiras interações.
“Quando recebemos essa proposta, nos abraçamos com todo carinho. O brilho no olhar das crianças ao ver os cães, o toque, a curiosidade, mostra quantas iniciativas como essa fazem diferença. É uma experiência que acolhe, acalma e transforma o ambiente escolar”, concluiu Silvana.
Texto – Jordana Rodrigues/Semed
Foto – Divulgação/Semed