Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Creche da Prefeitura de Manaus recebe ação da Cinoterapia para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes

Em uma ação que une educação, empatia e cuidado com o desenvolvimento infantil, a Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Educação ( Semed ), em parceria com o Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente da Polícia Militar , realizou, nesta quarta-feira, 9/7, a C inoterapia , por meio do projeto “Cão Bombeiro, Cão Esperança”. A ação aconteceu creche municipal Professora Dalvina do Nascimento Martins, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.  

A iniciativa levou cães treinados para dentro do ambiente escolar, proporcionando às crianças momentos de interação, interação e estímulo sensorial. A cinoterapia é uma prática terapêutica que utiliza cães treinados como agentes coterapêuticos, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social de crianças e adultos. No contexto escolar, essa abordagem é especialmente eficaz com crianças em processo de adaptação, com atraso na fala, dificuldades de socialização ou transtornos de neurodesenvolvimento.

Cerca de 45 crianças de 1 a 3 anos de idade, participaram da interação com os cães, sempre acompanhadas por educadores e pela equipe do batalhão, onde abraçaram os cães, demonstrando afeto, cuidado e empatia, além de brincarem de bolinhas com os animais. As atividades foram pensadas para estimular o vínculo emocional e o senso de responsabilidade, além de trabalhar a comunicação e o acolhimento.

A sargento Bruna Santos, da equipe do CIPcães , destacou os impactos positivos da ação no ambiente educacional.

“A principal proposta da C inoterapia é contribuir com o desenvolvimento emocional e o processo de aprendizagem das crianças. A terapia assistida com cães funciona como uma ferramenta facilitadora dentro da escola, ajudando especialmente nas verbalizações, no contato visual, no toque e na convivência em grupo. É uma prática complementar que soma ao trabalho dos pedagogos e educadores, voltado para crianças que precisam desenvolver essas habilidades socioemocionais”, complementou.

A diretora da unidade, professora Silvana Menezes, celebrou o momento e ressaltou os benefícios sentidos já nas primeiras interações.

“Quando recebemos essa proposta, nos abraçamos com todo carinho. O brilho no olhar das crianças ao ver os cães, o toque, a curiosidade, mostra quantas iniciativas como essa fazem diferença. É uma experiência que acolhe, acalma e transforma o ambiente escolar”, concluiu Silvana.

Texto – Jordana Rodrigues/Semed

Foto – Divulgação/Semed

Post Relacionado

Prefeitura convoca aprovados no concurso público da Semsa para procedimentos de posse

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus leva atendimentos em saúde para canteiro de obras na zona Oeste

victoria Farias

Prefeitura garante segurança viária a partir de operações na zona Sul de Manaus

blitzamazonico