Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Creche da Prefeitura de Manaus participa da 2ª edição do ‘Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil’ 

Com o projeto “Autismo e Identidade – Acolhendo com Amor e Respeito”, a creche municipal Professora Maria da Anunciação Noronha Pinto, da Prefeitura de Manaus, participará, no sábado, 25/10, da 2ª edição do “Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil”, em Arapongas (PR). A unidade de educação infantil, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), está localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital, e atende quase 200 crianças de 1 a 3 anos de idade no maternal 1, 2 e 3. 

A iniciativa, que é desenvolvida pela Rhema Neuroeducação, tem como objetivo reconhecer e premiar ações de inclusão com impacto positivo em diversos contextos, como escolas, famílias, clínicas, projetos comunitários e a sociedade em geral. 

A seleção dos projetos ocorreu em seis etapas, sendo cinco classificatórias e uma final de premiação. O prêmio busca destacar iniciativas que promovam a inclusão efetiva de crianças e jovens neurodivergentes e neurotípicos em todo o país, transformando seus idealizadores em verdadeiros agentes de inclusão. Além disso, valoriza professores que colocam em prática a inclusão de forma criativa, científica e intencional. 

A diretora da creche, Ariadine Caldas, destacou a satisfação da unidade em representar a rede pública municipal na premiação e o orgulho pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido. 

“Estamos muito felizes em participar e levar o nome de uma creche pública municipal a um prêmio tão importante, com uma temática tão necessária e urgente, que é o atendimento às crianças neurodivergentes. Desenvolvemos esse trabalho com muito respeito e acolhimento, não apenas com as crianças, mas também com as famílias. Nossa expectativa é sermos destaque e mostrar que, dentro de uma creche da rede, realizamos trabalhos significativos que podem ser compartilhados com todo o Brasil”, afirmou a diretora. 

A professora do maternal 3 e responsável pelo projeto, Elineia Miranda Farias, ressaltou que, por meio de práticas intencionais, afetivas e interativas, foi possível fortalecer vínculos, ampliar a expressão das crianças e envolver as famílias em um processo contínuo de escuta, troca e valorização da diversidade. 

“O projeto é desenvolvido com crianças de 1 a 3 anos e tem como foco ouvir e compreender as famílias, acolhendo todos com amor e respeito. Estou muito feliz em ser uma das finalistas, pois isso mostra o quanto a educação pública vem fortalecendo o laço da inclusão. Estar nessa final é resultado do empenho e da colaboração de todos os professores e famílias, que se dedicaram e participaram ativamente da votação popular. Esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo de todos que abraçaram o nosso projeto”, destacou Elineia. 

Texto – Jorgiane Castinares/ Semed 

Foto – Divulgação/ Semed 

Post Relacionado

Prefeitura soma mais de 15 mil atendimentos em licenciamento urbano nos quatro primeiros meses do ano

Patrick

Prefeitura de Manaus realiza recuperação de caixa coletora no bairro Japiim

victoria Farias

Condutor é flagrado com moto na areia da Ponta Negra e prefeitura faz alerta para proibições

blitzamazonico