Blitz Amazônico
Amazonas

Corpo de Bombeiros define protocolo de assepsia das roupas de aproximação usadas pela corporação

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) alinhou, nesta sexta-feira (05/05), o Protocolo Operacional Padrão (Pop) a ser utilizado pelas tropas da corporação para assepsia das Roupas de Aproximação (RA), que é um equipamento usado pelos combatentes em ocorrências de grande exposição física. A iniciativa, com base em pesquisa científica pioneira no estado, tem como principal objetivo garantir a saúde ocupacional dos bombeiros.

A padronização foi feita por meio de pesquisa desenvolvida em parceria com a Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e com o Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec), da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

“Esse nosso trabalho teve como base a pesquisa científica, que passou por várias etapas, e hoje anuncio a conclusão. Contamos com o apoio de pesquisadores renomados da UEA e FUnATI. Agora, já temos um método concreto que será implantando em todas as unidades do CBMAM com uma posterior demonstração de aplicação do produto”, pontuou o comandante-geral da corporação, coronel Orleilso Ximenes Muniz.  

A roupa de aproximação é um Equipamento de Proteção Individual (EPI), composto por capa e calça com faixas reflexivas para facilitar a visualização do bombeiro militar. Ela é usada em ocorrências de combate às chamas e/ou de grande exposição, suportando altas temperaturas. 

Procedimento pioneiro 

A pesquisa para encontrar o melhor método de higienização da roupa de aproximação é pioneira no estado. Durante o trabalho, foram realizadas análises químicas e biológicas da reação do uniforme ao ser submetido ao uso de produtos para assepsia. Ao final do projeto, foi constatada que a melhor forma de fazer essa higienização é com a utilização de um composto químico, que será usado pelos combatentes da corporação em aplicações a seco no EPI após as ocorrências. 

FOTOS: Divulgação/CBMAM

Post Relacionado

“Hoje eu estou feliz de poder ajudar outras mães também”, diz doadora de leite humano

victoria Farias

Prefeitura, Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar e Secretaria da Mulher devem responder em até 72 horas sobre cumprimento das medidas

blitzamazonico

Defensoria expede recomendação para que Prefeitura de Tefé implemente melhorias no conjunto Castanheiras

Patrick da Silva FARIAS