Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Conselho de Saúde inicia organização da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) aprovou, nesta quarta-feira, 28/2, a convocatória para a realização da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O ato aconteceu durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária do CMS/Manaus do ano de 2024, realizada no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, com a presença de conselheiros municipais representando os segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Conferência Municipal, prevista para ser realizada no final do mês de abril, é uma das etapas de preparação para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), que vai ocorrer em Brasília (DF), entre os dias 19 e 22 de novembro de 2024, sob a coordenação do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

De acordo com o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, a convocação para a realização da Conferência Municipal é o primeiro passo para mobilizar a sociedade e iniciar oficialmente os trabalhos de organização do evento, que vai abordar o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”.

“A 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde é uma conferência temática que vai promover o debate de uma pauta específica. O poder público, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai ter uma participação fundamental no evento, discutindo temas como a precariedade do sistema, a importância do trabalhador na saúde e o processo de educação em saúde. No final, as propostas advindas da conferência irão subsidiar o poder público na elaboração do plano municipal de saúde”, explicou Elson Melo.

Durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária, o CMS/Manaus também iniciou a composição das comissões que irão conduzir o processo de organização da Conferência Municipal: Secretaria-Geral e Registro; Infraestrutura; Programação; Comunicação; e Mobilização e Articulação.

“Também estamos iniciando a constituição da comissão organizadora, que vai incluir representantes do CMS e da Semsa, para elaborar todo o regimento de funcionamento da Conferência Municipal”, concluiu Elson Melo.

Foto – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Prefeito David Almeida anuncia entrega do primeiro habitacional do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Manaus em setembro

victoria Farias

Sine Manaus oferta 371 vagas de emprego nesta sexta-feira, 10/1

blitzamazonico

Sine Manaus oferta 345 vagas de emprego nesta quinta– f eira, 22 /5

victoria Farias