O conselho consultivo da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), aprovou, por unanimidade, o Relatório Anual de Gestão e Prestação de Contas de 2023, nesta terça-feira (26/03). O relatório será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
A reunião do conselho consultivo segue o regimento interno da Fundação, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 31.951 de 2010, e contou com representantes da SES-AM, FCecon, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM).
Avanços
O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, destacou, durante a reunião, o avanço das obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu). Anexo à FCecon, o centro será referência para as conizações, pequena cirurgia que trata as lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.
“Um ponto marcante em 2023 é a parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com uma cooperação técnica para concluir as obras do Cepcolu, um centro importantíssimo na prevenção do câncer do colo do útero, o mais frequente na mulher amazonense. Temos a previsão de concluir as obras no segundo semestre de 2024”, disse Mourão.
Na área da infraestrutura, a FCecon adquiriu um moderno equipamento com a tecnologia de alta definição com Magnificação e Cromoendoscopia, recursos que melhoram a visualização da superfície das lesões suspeitas no trato digestivo, possibilitando a ressecção pela endoscopia. Foi o primeiro hospital público do Amazonas a contar com um equipamento deste porte.
A Fundação também passou a contar, em 2023, com duas lavadoras ultrassônicas para a limpeza automatizada de produtos para a saúde de conformidade complexa e novos equipamentos para os setores de imagem, patologia e análises clínicas.
Também iniciou, em 2023, a reforma de 62 banheiros hospitalares, atendendo às exigências sanitárias vigentes e de segurança do paciente.
Atendimento
A FCecon realizou, em 2023, 1,2 milhão de procedimentos em serviços ambulatoriais e 33,5 mil procedimentos hospitalares. Foram 2,8 mil cirurgias e 96,7 mil consultas médicas.
A Fundação Cecon realizou 90,6 mil procedimentos no tratamento ambulatorial não-cirúrgico, como radioterapia, quimioterapia e hemoterapia; 75,6 mil procedimentos de terapia da dor e cuidados paliativos; e 816,6 mil exames de apoio ao diagnóstico.
FOTOS: Laís Pompeu/FCecon