Blitz Amazônico
Cultura

Conheça a origem de uma das mais criativas quadrilhas juninas do Amazonas; confira!

No bairro do Alvorada, na rua 5, nasceu em 2007 uma das mais irreverentes e criativas quadrilhas juninas do Amazonas: a família Gald. Criada pela necessidade de renovar o conservadorismo dos festejos juninos, o Grupo Alvorada Livre de Dança (Gald) surgiu pelas mãos de Alexandre Mascarenhas, um apaixonado pela dança que, ao participar de outros grupos, sentiu a falta de uma quadrilha que pudesse aliar tradição e inovação.

Com uma pegada luxuosa, autêntica e criativa, o Gald foi o primeiro grupo de quadrilha a criar temas diferenciados, coreografias baseadas nesses temas e a integrar músicas e acessórios nesses espetáculos. Logo em seu primeiro ano, o tema escolhido para a apresentação foi o Japão, e a repercussão foi incrível.

O luxo e a originalidade do Gald causaram um estremecimento na cultura regional, sendo comparada ao carnaval e aos bois-bumbás.

Mas a ousadia do Gald não parou por aí. Foi a primeira quadrilha a trazer mulheres com saltos, coserle e um estilizado clássico e um matuto, que hoje são adotados por 95% das quadrilhas do estado.

Foi também a primeira a trazer um homossexual a dançar de mulher, quebrando tabus e preconceitos e tornando-se assim, a primeira rainha gay do São João amazonense.

Com o Gald, o São João do Amazonas ganhou uma nova aura, uma nova perspectiva, um novo brilho. E a família Gald continua a desbravar novos caminhos, ousando e inovando a cada ano. São 14 anos de dança, movimento, cultura, respeito e amor pelo São João. E, sem dúvida, muitos outros virão.

Post Relacionado

Prefeito David Almeida participa da

blitzamazonico

Sede da Manauscult agora fica em novo espaço no centro da cidade

blitzamazonico

Álbum “Garantido, Por Toda Vida” na final do 30º Prêmio da Música Brasileira

blitzamazonico