Blitz Amazônico
Amazonas

Comitê transfusional do Hemoam reúne com representantes de hospitais para tratar de segurança e qualidade do sangue

Encontro abordou diversas práticas para o uso racional do sangue e a qualidade do produto desde a coleta até a transfusão.

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) sediou nesta semana uma reunião do Comitê Transfusional para tratar de segurança e qualidade em todos os processos que envolvem o ato transfusional em Manaus.

O encontro reuniu representantes dos maiores hospitais públicos da capital, João Lúcio, Hospital 28 de Agosto, Platão Araújo, além da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e a Vigilância Municipal, Visa Manaus.

Para a diretora-presidente do Hemoam, a médica hematologista, Socorro Sampaio, a  transfusão de sangue é um procedimento muito sério e quem atua nessa atividade precisa estar alinhado com as boas práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

“Até chegar ao paciente, o sangue passa por várias etapas e essas etapas requerem um bom alinhamento. Dentre essas etapas também se incluem os doadores. Só é possível ter sangue de qualidade se o doador também estiver bem de saúde”, ponderou.

O Comitê também destacou sobre as notificações na plataforma Hemosys AT, sistema pelo qual são controladas todas as requisições de bolsas de sangue e o consumo pelos hospitais, além das notificações sobre reações transfusionais.

“O Sistema está sendo atualizado e todos os envolvidos estão sendo convidados para entenderem as atualizações e também para reforçarmos práticas que direcionam para um uso mais consciente e eficaz dos derivados do sangue nos pacientes”, destacou o diretor da Hemoterapia do Hemoam, dr Sérgio Albuquerque.    

Manual Transfusional

No próximo encontro do Comitê Transfusional, que deve acontecer no próximo mês, o colegiado deve aprovar um “Manual Transfusional”, onde estão atualizados os procedimentos para o uso racional do sangue. “O manual será um marco para a hemoterapia do Amazonas, pois ele será embasado no que a ciência considera de mais moderno nesse segmento”, assegurou Albuquerque.

FOTO: Rafael Marques/Hemoam

Legenda 1: Hemoam convidou representantes dos maiores hospitais públicos para falar de segurança transfusional

Legenda 2: Comitê Transfusional do Hemoam alinha boas práticas para transfusão de sangue

Post Relacionado

Defensoria Pública garante indenização de R$ 50 mil a jovem vítima de violência policial em Parintins

victoria Farias

Após recurso da Defensoria Pública, TJAM suspende reintegração de posse que deixaria mais de 250 pessoas desabrigadas em Manaus

victoria Farias

Em Tefé, Defensoria do Amazonas participa da abertura da campanha ‘Justiça pela Paz em Casa’

victoria Farias