Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Comissão Técnica da Prefeitura de Manaus registra alta de 100% em desmembramentos urbanos

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), registrou alta de 100% nos desmembramentos analisados junto à Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU), de janeiro a novembro de 2022, comparando com igual período de 2021: foram 50 este ano contra 25 no anterior.

O grupo técnico, até novembro, fez a análise de 654 processos tramitando no órgão, um incremento de 11,4%, comparando com os 587 dos 11 meses do ano passado.

Os Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) tiveram alta de 7,7% nos 11 meses, com o grupo analisando 181 documentos comparando com os 168 do ano passado. “O EIV é um dos instrumentos de licenciamento urbano das grandes cidades”, explicou o diretor de Planejamento e da CTPCU, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

A comissão também analisou 423 certidões de Uso e Ocupação do Solo, que tiveram uma alta de 7,3% comparando com 2021, quando foram apreciados 394 pedidos. Em novembro, a CTPCU despachou 30 certidões e 6 desmembramentos.

Instrumento

Instrumento da política urbana municipal, instituído pelo Estatuto da Cidade, Lei Federal 10.257/2001, o EIV é uma exigência prevista na Lei Municipal 1.838/2014 para implantação de empreendimentos de significativo impacto urbano-ambiental.

O EIV faz a análise e informação prévia para o poder público municipal quanto às repercussões da implantação de empreendimentos e atividades impactantes, privadas ou públicas, de forma a evitar desequilíbrios no crescimento das cidades; garantir condições mínimas de qualidade urbana; zelar pela ordem urbanística e pelo uso socialmente justo e ambientalmente equilibrado dos espaços urbanos. 

Post Relacionado

Prefeitura divulga a riqueza da cultura do povo africano por meio de exposição artística

victoria Farias

Prefeito David Almeida anuncia reforma de feira municipal abandonada há 18 anos pelo poder público

Victória Farias

Unidade Móvel de Saúde atende moradores da comunidade São João Batista, no bairro Cidade Nova

victoria Farias