Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Com projeto arquitetônico desenvolvido por equipe da prefeitura, obra da igreja Nossa Senhora dos Remédios é concluída

Nesta sexta-feira, 27/6, uma solenidade em ação de graças pela obra da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios marcou a primeira das três entregas de reformas previstas para as lojas centenárias do Centro Histórico de Manaus, cujos projetos foram desenvolvidos a partir de uma colaboração da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de São Sebastião também estão sendo reformadas com recursos de mais R$ 8 milhões, recursos de emendas da bancada federal do Amazonas, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Amazonas.

Os três imóveis integram o Centro Histórico de Manaus e são tombados como bens isolados pelo Estado e na capital amazonense.

O pedido de reforma das lojas partiu da Arquidiocese de Manaus à bancada federal em 2022 e contornou com o apoio do Implurb, assim como da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), para elaboração dos projetos de engenharia, arquitetura e orçamento, para que o Iphan-AM realize as licitações. O custo da obra na paróquia de Nossa Senhora dos Remédios foi de aproximadamente R$ 1,7 milhão.

Para a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, a entrega é muito mais do que uma obra de conservação. “É resultado de um esforço conjunto. Trata-se da preservação de um patrimônio que guarda memórias de mais de 100 anos de fé e cultura”, disse. “Um novo capítulo de reconhecimento da fé e da história de Manaus que agora está se renovando para servir às próximas gerações”, completou.

Presente na solenidade, o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, frisou que o prefeito David Almeida tem como determinação a valorização, valorização e investimento no patrimônio cultural da capital, o que se consolida em mais uma ação com a reforma das igrejas históricas.

“Estivemos na Igreja dos Remédios destacando o esforço de amazonenses, uma somatória de ações para recuperar as três lojas de referência e históricas no centro da cidade. O Implurb segue à disposição da Arquidiocese, Iphan e da cidade de Manaus para contribuir, reabilitar e resgatar parte da história edificada, da história social e da história arquitetônica do centro da capital”, afirmou Valente.

Ele acrescentou que a esses projetos se somam outras intervenções, como as do “Nosso Centro”, já entregues, como o mirante Lúcia Almeida, o casarão Thiago de Mello, o largo de São Vicente e o píer turístico, além dos retrofits de projetos habitacionais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), trabalhando junto ao Ministério das Cidades.

“O prefeito David Almeida tem o compromisso de melhorar a qualidade de vida, a urbanidade, em resgatar e reabilitar o nosso Centro, que vai retomar a pujança que tinha e merece voltar a ter. As reformas das três igrejas se somam a essa nova dinâmica promovida na gestão atual, beneficiando a sociedade até o turismo religioso”, completou.

Espaços

“São mais que espaços religiosos, é um espaço da nossa história, do pertencimento e do patrimônio da nossa sociedade”, disse o arcebispo metropolitano de Manaus, dom Leonardo Steiner

Entre os itens contemplados pela restauração estão a recuperação das argamassas e pintura interna e externa da igreja, a instalação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, a reforma da casa paroquial, conhecida como a casa do padre, a manutenção e substituições parciais dos aparelhos de ar-condicionado, garantindo o conforto térmico à convicção e a requalificação completa do piso e do forro, preservando sua integridade artística e estrutural.

Foto – Divulgação / Implurb

Post Relacionado

Ações da prefeitura para o controle da malária são tema de documentário do Ministério da Saúde

Victória Farias

Prefeitura de Manaus realiza 4ª Gincana Municipal do Programa Acelera Brasil

victoria Farias

Prefeitura realiza encerramento da Jornada Pedagógica da Educação Escolar Indígena

EDI FARIAS