Blitz Amazônico
Saúde

Com estoque crítico, Hemoam convoca doadores de sangue dos tipos O+ e O-

A ausência de doadores esta semana fez o estoque cair em quase 50%

O esvaziamento de doadores nos últimos dias deixou o estoque de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) crítico. O órgão convoca doadores de sangue do tipo O+ e O- para comparecerem ao hemocentro para doação.

O abastecimento crítico é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde, podendo comprometer a realização de procedimentos como cirurgias e transfusões para pacientes de doenças crônicas e câncer, além de vítimas de acidentes.

Na última terça-feira, o Hemoam registrou apenas 130 doações e continuou a registrar ausência de doadores no decorrer da semana. Para regularizar o estoque, são necessárias 200 a  250 doações por dia.

Requisitos

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.

 FOTOS: Rafael Marques/Hemoam

Post Relacionado

Inscrições para Mestrado em Saúde Coletiva da UEA são prorrogadas até 12 de janeiro

Victória Farias

Fundação Hospitalar Alfredo da Matta leva cursos de baciloscopia em hanseníase à Paraíba

Patrick

Manaus terá 12 unidades para atualização do esquema vacinal contra a Covid-19, neste sábado (13)

Shayenne