Blitz Amazônico
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia busca desenvolver e popularizar o conhecimento científico

Popularizar o conhecimento científico produzido no interior do Amazonas, a partir da interlocução no campo da comunicação da ciência, com as demais áreas do conhecimento científico, em busca de soluções sustentáveis para a região e o entendimento dos seus povos, são os objetivos principais do 2º Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia, com o tema “Comunicação, Ciência e Desenvolvimento”. O evento começa dia 16 de maio, no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus).

Apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Edital 005/2023, o Simpósio terá a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de cinco campi no interior do Amazonas, dos municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. O encontro será híbrido, com transmissão ao vivo das mesas-redondas que serão realizadas nos campi.

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área podem se inscrever no site: https://doity.com.br/ii-simposio-de-comunicacao-cultura-e-amazonia

Sob a coordenação geral do professor do curso de Jornalismo da Ufam, Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues o Simpósio visa desenvolver e popularizar o conhecimento científico, produzido de forma transversal com a interlocução do campo da comunicação da ciência com outras áreas do conhecimento, junto a alunos dos ensinos superior e médio e público em geral.

A ação pretende, também, estimular a reflexão crítica sobre a contribuição da ciência produzida no interior do Amazonas para as pesquisas do campo da comunicação da ciência, contribuindo para a produção de pesquisas que estejam em consonância com o momento vivido, além de desenvolver o sentido crítico e reflexivo nos futuros professores, pesquisadores e profissionais da área.

“Queremos promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Amazonas por meio do fomento à produção experimental e inovadora e da troca de conhecimentos e intercâmbio de saberes com acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais do interior do Amazonas e do resto do Brasil”, acrescentou Allan Rodrigues, ao destacar a importância do apoio da Fapeam.

Ele complementa que sem o apoio da Fapeam seria impossível levar o evento a cinco municípios do Amazonas. A programação conta com palestras/mesas-redondas, oficinas, exposições, entre outras atividades.

Parev

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada neste link: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/

FOTOS: Divulgação/Acervo do coordenador da pesquisa, Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues

Post Relacionado

DPE–AM participa de encontro do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas 

blitzamazonico

Defensoria do Amazonas prepara mutirão de registro civil em aldeia no Vale do Javari

victoria Farias

Nas últimas 24 horas, Corpo de Bombeiros combateu 70 focos de incêndio em Manicoré

blitzamazonico