Blitz Amazônico
Saúde

Com apoio do Governo do AM, estudo de iniciação científica avalia estado nutricional e imunológico de pacientes oncológicos 

Em Manaus, pesquisa analisa o estado nutricional e imunológico de pacientes que irão realizar a remoção total ou parcial de estômago por câncer gástrico no Amazonas. O estudo busca contribuir para recuperação pós-cirúrgica ajudando no controle e prevenção de possíveis doenças ocasionadas pela má alimentação. O estudo recebe fomento do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic). 

A pesquisa intitulada “Estado clínico-nutricional de pacientes que irão se submeter a gastrectomias por câncer gástrico”, realizada pela graduanda em Nutrição, Glória Alves Lima, faz parte do estudo que analisa os “efeitos do uso de parabióticos na microbiota intestinal, estado clínico-nutricional e imunológico de pacientes gastrectomizados por câncer gástrico: um ensaio clínico randomizado”, do nutricionista oncológico da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Ábner Souza Paz, onde as análises são realizadas, sob orientação dele, junto a pacientes da (FCecon). 

Ábner Paz destaca que o apoio da Fapeam é importante, pois influencia positivamente na vida dos alunos e fomenta o início de novos pesquisadores para a progressão da ciência. 

A pesquisa já analisou 17 pacientes, com idade a partir de 18 anos. Desse número, 48% apresentaram um estado nutricional de boa qualidade e 23% sobrepeso ou obesidade. A informação pode ajudar a equipe multidisciplinar atuante a identificar os riscos que o paciente possa ter e diminuir as complicações da operação. 

Glória Lima explica que três de cinco pacientes mulheres avaliadas, observando-se a classificação da circunferência muscular do braço, apresentaram sobrepeso. Enquanto oito de nove pacientes homens avaliados, a desnutrição teve sua distribuição ampla, atingindo 66,7% dos pacientes, mostrando que a cada seis pacientes, uma média de três destes está propenso a desenvolver desnutrição de acordo com a circunferência muscular do braço.  

 “Além disso, com os dados coletados até então, utilizando os valores de referência de ingestão diária recomendada, observou-se uma prevalência em dietas hipocalóricas e hipolipídicas, sendo elas capazes de acarretar uma série de distúrbios e declínio imunológico”, completa a estudante. 

A graduanda ressalta que a avaliação e orientação nutricional é de extrema importância para o paciente oncológico. “É nesse momento que os pacientes tiram suas dúvidas nutricionais e são direcionados a um melhor caminho no cenário pré-cirúrgico. São concedidas informações específicas para cada patologia, incluindo alimentos benéficos ou maléficos para cada tipo de câncer”, acrescenta.  

Sobre o Paic 

O Programa de Apoio à Iniciação Científica consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas. 

 FOTOS: Érico Xavier/Fapeam

Post Relacionado

Brasil encerra janeiro com mais de 180 mil casos de dengue e 38 mortes

EDI FARIAS

Em fase de conclusão das obras, Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero será entregue ainda este ano 

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus participa de fórum de atenção à gestante

victoria Farias