Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Colegiado da prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano encerra atividades deste ano e reuniões retornam em 7 de janeiro

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), colegiado da Prefeitura de Manaus, aprovou a agenda de atividades de reuniões semanais para 2026. A última reunião deste ano foi realizada nesta quarta-feira, 17/12. Em 2026, o colegiado terá 52 reuniões ordinárias, começando em 7/1 e finalizando no dia 18/12, com encontros sempre às quartas-feiras, com exceção dos dias 19/2; 29/10; e 4, 11 e 18/12.

Até novembro deste ano, o conselho fez a análise de 432 processos, com 375 sendo deferidos (87%); 50 indeferidos (12%) e 6 com deferimento parcial (1%). A pauta do colegiado foi composta em sua maioria de análise técnica sobre regularização e Habite-se, que corresponde a 44,68% (193 processos); seguida de certidões de modo geral, com 28,47% (123 procedimentos); e com a aprovação de projetos, tendo 18,75% (81 análises).

“O CMDU é responsável pela análise de processos que envolvem licenças, Habite-se, renovações, certidões de licenciamento e medidas compensatórias que tramitam no Implurb, sempre em conformidade com o Plano Diretor e a legislação vigente”, afirmou o assessor Eraldo Bandeira.

Conselho

Requerentes dos processos em pauta podem participar, entrando em contato com o colegiado, pelo e-mail cmdu.implurb@pmm.am.gov.br, caso tenham interesse.

O conselho integra o sistema de licenciamento urbano municipal e entre suas competências estão o acompanhamento da implementação do Plano Diretor da cidade e a deliberação, dentro do Poder Executivo, sobre projetos de lei, planos, programas e projetos relativos ao desenvolvimento urbano da capital.

A composição do grupo é de representantes de 18 entidades civis e públicas. Em todo encontro, um participante de cada entidade deve compor a plenária, somando 18 conselheiros, que têm seus respectivos suplentes.

Atividade

O conselho foi criado pela Lei Orgânica do Município (Loman), no artigo 221, tendo funções normativas, disciplinares e deliberativas sobre as questões relativas aos sistemas, serviços e ordenação do espaço urbano, considerando a legislação em vigor e o Plano Diretor da cidade. O colegiado ainda delibera sobre os recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), parte integrante do Implurb.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Implurb

Post Relacionado

Prefeitura orienta sobre importância da placa de obra, item obrigatório segundo Plano Diretor de Manaus

victoria Farias

Entrega do mirante Lúcia Almeida terá shows de Vanessa da Mata, David Assayag e Arlindo Neto

blitzamazonico

Programa ‘Obras de Verão 2023’ atua no recapeamento asfáltico das ruas do bairro Petrópolis

victoria Farias