Blitz Amazônico
Amazonas

Cigás reúne-se com representantes de órgãos para tratar sobre treinamento simulado de 2024

O objetivo é aperfeiçoar os procedimentos de segurança operacional e as práticas de prevenção adotados pela concessionária

Representantes de diversos órgãos das esferas estadual e municipal participaram da primeira reunião sobre o novo Simulado Externo de Emergência da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Previsto para acontecer no mês de agosto, o evento visa aperfeiçoar os procedimentos de segurança operacional e as práticas de prevenção adotadas pela concessionária, responsável pelos serviços públicos de distribuição e comercialização de gás natural.

Na ocasião, foram feitos os primeiros alinhamentos referentes ao evento. Um dos aspectos abordados foi o local definido para o simulado, que será no ramal Mauá, situado na avenida Autaz Mirim, bairro São José.

A escolha do local foi baseada em estudos de impacto de vizinhança e análise de risco da rede de distribuição de gás natural (RDGN), os quais abrangeram identificação, análise e avaliação dos potenciais riscos das instalações da Companhia a fim de testar a estrutura de respostas à emergência.

Também foi tratado sobre a demarcação do perímetro de segurança e o cenário a ser reconstituído para o simulado. O gerente da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Cigás, Derjam Oliveira, que está à frente do setor responsável pelo treinamento, avaliou positivamente a reunião.

Segundo ele, foi importante analisar conjuntamente as oportunidades de melhoria em relação ao simulado anterior e compreender como cada órgão convidado a participar pode contribuir para que seja possível realizar o treinamento da maneira mais assertiva possível para a comunidade.

Ele destacou o alto nível de segurança do sistema de distribuição de gás natural, construído com base em rígidas normas de segurança, e afirmou que a realização deste tipo de exercício é importante para mostrar à sociedade o quanto é seguro trabalhar com gasodutos e ainda, integrar a atividade da Companhia a de outros órgãos.

 “Essa parceria é importante porque as atuações de todos os órgãos externos são inerentes à preservação da vida”, disse o gerente, salientando que a realização do simulado também atende a uma condicionante prevista na Licença de Operação da Companhia, concedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

A representante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), sargento Aretha Gomes, ressaltou a iniciativa da Companhia. De acordo com ela, o Corpo de Bombeiros trabalha na área de prevenção e todos os simulados são bem-vindos porque o objetivo é testar o conhecimento e o efetivo operacional. “Ficamos lisonjeados quando o CBMAM é incluído como um dos principais órgãos a serem inseridos em um simulado com relação à questão de segurança, isso é muito importante”, afirmou.

Participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar (PMAM), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Defesa Civil Estadual e Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).

Desde o início de sua operação comercial, em 2010, já foram realizados nove treinamentos desta natureza pela Companhia de Gás do Amazonas, os quais ocorreram anualmente, exceto durante o período de restrições decorrentes da pandemia.

A rede de distribuição de gás natural já atinge 293 quilômetros de extensão, por meio dos quais, a Cigás atende unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.

FOTO: Cristiana Gomes/Cigás

Post Relacionado

Defesa Civil do Amazonas destaca prognósticos, planos e sistema de proteção em reunião com gestores municipais

EDI FARIAS

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais durante feriado do Dia do Trabalhador

blitzamazonico

Número de empresas amazonenses incluídas no Cadastur cresce 130,56% em quatro anos

EDI FARIAS