Blitz Amazônico
Amazonas

Cigás registra aumento de usuários de gás natural no segmento comercial

De janeiro de 2024 a janeiro de 2025, número de unidades consumidoras aumentou 16%

Empreendimentos comerciais estão cada vez mais utilizando o gás natural (GN). De janeiro de 2024 a janeiro de 2025, o crescimento do número de unidades consumidoras (UC’s) contratadas do segmento foi de 16%, passando de 250 para 290 usuários. Os dados são da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária dos serviços públicos de distribuição e comercialização do combustível.

Essa expansão teve reflexo considerável no aumento do consumo do combustível. Entre as vantagens apontadas pelos usuários que passam a aderir ao combustível em seus negócios estão o preço mais competitivo, o benefício ambiental e o fornecimento contínuo. Em janeiro de 2024, a demanda do segmento comercial pelo gás natural foi em média de 5,3 mil metros cúbicos por dia (m³/d) e no mesmo mês deste ano, a demanda alcançou média de 7,4 mil m³/d – aumento de 40%.

Os empreendimentos comerciais que já usam o GN são de diferentes ramos, como restaurantes, pizzarias, padarias, lavanderias, academias, shoppings, hotéis e hospitais. Instalado na avenida Constantino Nery, o Sopão do Professor, considerada uma das soparias mais tradicionais da cidade, passou a adotar o combustível, recentemente, na cocção de alimentos.

Um dos proprietários, o empresário Ítalo Santos, destaca a redução do custo com esse serviço, que gira em torno de 45%. Segundo ele, o recurso economizado está sendo direcionado para outras áreas, inclusive para a qualificação de funcionários – atualmente, a soparia tem 25 colaboradores. Outro aspecto que tem feito a diferença, de acordo com o proprietário do empreendimento, é o fornecimento contínuo do combustível.

O aumento do consumo entre empreendimentos comerciais somou-se ao desempenho favorável da utilização do combustível em outros segmentos. No primeiro mês deste ano, outros destaques foram o segmento industrial, com crescimento de 12%, contabilizando 201,5 mil m³/d (média), e 179,2 mil m³/d no mesmo mês de 2024; e o residencial, que alcançou média de 5,2 mil m³/d, e 3,3 mil m³/d (média) registrados em 2024 – uma variação de 58%.

“Esse desempenho é resultado de um intenso trabalho que está sendo feito pela Cigás no sentido de expandir a utilização desse serviço, de maneira que possa contribuir com diferentes atividades econômicas e a população em geral”, afirma o diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior.

São 321 quilômetros de rede de distribuição de gás natural (RDGN) construída em Manaus. Além disso, a Cigás também fornece gás natural para a produção de energia elétrica que abastece a capital amazonense e os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás, sendo, portanto, uma importante fonte de energia para a transição energética do estado. No total, são 23.347 unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.

FOTO: Divulgação/Cigás

Post Relacionado

OAB-AM acompanha caso de advogado assassinado na zona sul de Manaus

victoria Farias

Estudantes amazonenses concorrem em torneio de habilidades técnicas em Vitória (ES)

VICTORIA LOUZADA

Em Humaitá, Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência e resgata morador

EDI FARIAS