Blitz Amazônico
Economia

CGE participa do I Fórum de Controle Interno e Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

A Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM) participou do I Fórum de Controle Interno e Externo, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) através da Escola de Contas Públicas (ECP). A abertura do fórum, realizada na segunda-feira (27/05), contou com a presença e palestra do controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano.

O controlador-geral, Jeibson Justiniano, agradeceu a oportunidade e parabenizou a todos pela estrutura e importância do evento. “A ideia é intercambiar soluções estratégicas para o controle da administração pública, visando também a cooperação, para que não haja retrabalho e muito menos sobreposição de soluções.”, disse.  

O Fórum, uma iniciativa da Rede de Controle da Gestão Pública, tem como objetivo capacitar gestores de prefeituras do interior do estado, oferecendo uma visão pedagógica das práticas de controle e gestão pública. A programação, que se estenderá por mais dois dias, aborda temas essenciais para a administração pública, como sistema de integridade, nova lei de licitações, transparência pública e controle ambiental.

Na solenidade de abertura, o conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador-geral da ECP, apresentou a palestra magna com o tema ‘O Controle Ambiental pelo Tribunal de Contas’. Em seguida, Jeibson Justiniano, controlador-geral do Estado, ministrou uma palestra sobre ‘Sistema de Integridade no Poder Executivo Estadual: Avanços e Desafios’, destacando os esforços e desafios enfrentados pela administração estadual na implementação de um sistema robusto de integridade.

Continuação do Fórum

O evento continua na terça-feira (28/05) com uma palestra de Arnaldo Flores, controlador-geral da Prefeitura de Manaus, sobre o ‘Controle Interno nos Municípios’. Na parte da tarde, Lúcia Magalhães, subcontroladora da CGE-AM, apresentará a palestra ‘Nova Lei de Licitações’, fornecendo uma análise detalhada das mudanças e suas implicações para a administração pública.

No último dia do Fórum, quarta-feira (29/05), as palestras serão conduzidas por Rafael Novo e Lucilene Viana, da Controladoria-Geral do Município (CGM), abordando a ‘Lei Geral de Proteção de Dados’. O encerramento contará com a palestra de Edinaldo Medeiros, coordenador da Rede de Controle, que discutiu a ‘Transparência Pública no Âmbito Municipal’.

Sobre a Rede de Controle

A Rede de Controle da Gestão Pública, iniciada em 2009, visa aprimorar a efetividade do controle sobre a gestão pública. Através de parcerias entre órgãos estaduais e federais, a Rede busca fortalecer a fiscalização e a transparência na administração pública. Com grupos de trabalho focados em diversas áreas como controle social, obras, saúde e combate à corrupção, a Rede atua de forma abrangente para garantir a integridade e eficiência na gestão dos recursos públicos.

A participação da CGE-AM no I Fórum de Controle Interno e Externo reforça seu compromisso com a capacitação dos gestores públicos e a promoção da integridade na administração pública. Através de eventos como este, a CGE-AM continua a contribuir para a melhoria da gestão e controle dos recursos públicos, beneficiando diretamente a população do Amazonas.

FOTOS: Ana Claudia Jatahy TCE-AM e Divulgação/CGE

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus trabalha na finalização das obras da feira municipal do bairro da Paz

blitzamazonico

Copom inicia terceira reunião do ano para definir juros básicos

EDI FARIAS

Saque extraordinário do FGTS pode ser feito até hoje

EDI FARIAS