Blitz Amazônico
Cultura

Centro Municipal de Educação promove evento para celebrar a cultura Indígena

Comemorado no dia 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas se tornou um marco para celebrar a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil.

A data conquistou tamanha importância, que o mês ganhou status de “abril indígena”, um período em que são realizadas inúmeras ações para contribuir para a preservação da história e cultura dos povos originários, ressaltar sua relevância social e ambiental, pelo reconhecimento e manutenção de seus direitos, e para pautar a luta contra o preconceito por eles sofrido.

Apoiada neste contexto, o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CEMEJA Professor Samuel Isaac Benchimol, localizado na rua Edmundo Soares, s/n, São José II, realizará no próximo dia 20 de abril, a partir das 19h, o I Encontro de Valorização da Cultura e da Ancestralidade Indígena.

Organizado pelas professoras Lívia Alencar e Vera Lúcia Reis, o evento contará com diversas atividades, entre elas, palestra sobre “Pintura de Grafismo Indígena Corporal” ministrada por Thaís Kokama, participação do Grupo Maynuma Kokama que apresentará música, dança e rituais de sua etnia, além do ritual e dança apresentado pelos Tikuna. Toda a ação conta com o apoio da pedagoga Lucineide Laranjeira e do gestor Rodrigo Froes.

“Este projeto tem como importância a valorização da nossa ancestralidade, contato e conhecimento da cultura indígena dentro do contexto da sociedade na atualidade, para que possamos reparar os erros e preconceitos que ainda permanecem no cotidiano dos povos indígenas, mostrando o lugar deles dentro da sociedade brasileira da qual eles fazem parte”, ressalta Vera Lúcia Reis.

O evento tem como públicos-alvo alunos, funcionários e professores da educação de jovens e adultos.

Post Relacionado

Cineteatro Guarany recebe mostra de filmes do diretor Márcio Souza

EDI FARIAS

Teatro de marionetes ‘Onheama’ estreia no 24º Festival Amazonas de Ópera

Redator

Coari recebe no próximo dia 30 Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o Workshop: Como Gravar Sua Música Voz e Violão de Forma Comercial Usando o Celular.

blitzamazonico