Blitz Amazônico
Cultura

Casa das Artes recebe 4ª edição do ‘Tour Sapatônico’, neste sábado

Neste sábado (07/10), a Casa das Artes, localizada no Largo de São Sebastião, recebe a 4ª edição do “Tour Sapatônico”, evento realizado pelo Miga Sua Lôca, um Centro Cultural e Economia Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia. A programação acontece a partir das 16h, com rodas de conversas que abordam diversas temáticas voltadas à comunidade.

Realizado desde 2019, o evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O gestor e fundador da Miga Sua Lôca, Ravi Music On, destaca a importância de iniciativas como essa, além do apoio do Estado.

“Desde a primeira edição estamos ocupando casas criativas e alguns espaços da Secretaria de Cultura, promovendo a pauta de mulheres lésbicas e bissexuais, em relação à maternidade, saúde mental e sexual, pesquisas, vivências”, ressalta Ravi.

Este ano, o “Tour Sapatônico” conta com discussões que abordam diferentes temas, dando destaque para as vivências de mulheres lésbicas e bissexuais, em diversos contextos.

Programação

16h às 16h40

Tema: “A História do Movimento de Mulheres Lésbicas em Manaus”, com Cleo Costa, formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, pesquisadora em políticas educacionais e antropologia de gênero.

16h40 às 17h20

Tema: “Violências contra mulheres lésbicas/bissexuais e a vulnerabilidade em saúde mental”, com Jeniffer Mattos e Tainá Conde.

Jeniffer Mattos, mulher lésbica, amazônida nascida e criada na zona leste de Manaus, mestranda no programa de pós-graduação em antropologia social na Universidade Federal do Amazonas, especialista em saúde pública, saúde da família, gestão de políticas públicas e sociais e gênero e sexualidade, membro do grupo de estudos e pesquisa em gênero, sexualidades e interseccionalidades (GESECS-UFAM). Graduada em Serviço social pela Universidade Federal do Amazonas e pesquisadora na área de gênero, sexualidades, saúde da mulher LGBTQIA+ e violência contra a mulher.

Tainá Conde, mulher bissexual, Psicóloga Clínica Afirmativa, colaboradora no Coletivo Social “Miga Sua Lôca Cultura e Diversidade”, Psicoterapeuta de Casais, Esp. Saúde Mental e Atenção Psicossocial (UNIFIA), Eps. Terapia Cognitivo Comportamental (COGNITIVO), Formação em Diversidade de Gênero e Sexualidades (WAINER). Educadora/Comunicadora nas temáticas: Saúde Mental da Mulher e da População LGBTQIAP+.

17h20 às 18h

Tema: “Maternidade e os direitos reprodutivos das mulheres LésBi”, com Marília Freire.

Marília Freire, mulher, sapatão, mãe e esposa. Servidora pública efetiva do Tribunal de Justiça do Amazonas, desde 2007. Ativista dos Direitos Humanos e Direito das Mulheres desde 2005. Presidente da Associação Coletivo Feminista Humaniza que atua no enfrentamento a violência obstétrica no Amazonas. Integra a Frente Estadual pelo Desencarceramento, o Fórum Permanente de Mulheres de Manaus, Fórum Permanente de Movimentos Sociais LGBT+, e o PSOL-AM onde atualmente é Secretária de Políticas para Mulheres do Diretório Estadual do Amazonas e Municipal de Manaus.

18h às 18h40

Tema: “Vivências das Mulheres LésBi Indígenas”, com Thaís Desana (@thaisdsn_), mestranda em Antropologia Social, idealizadora do Coletivo Miriã Mahsa (@miriamahsa) Coletivo de Indígenas LGBTQIA+ do Amazonas.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Post Relacionado

Festa dos Visitantes 2024 terá Belo e Thiaguinho em Parintins e troca de ingresso por alimentos

EDI FARIAS

Galeria do Largo recebe exposição com pinturas que retratam mitos indígenas

EDI FARIAS

Exposição japonesa acontece no Centro Cultural Palácio da Justiça

EDI FARIAS