Blitz Amazônico
Saúde

Carnaval na Floresta 2024: Confira como se prevenir de doenças durante a folia

Com a chegada do Carnaval, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, reforça sobre a importância de manter os cuidados com a saúde para prevenir doenças e infecções durante a folia carnavalesca nos blocos e bandas de rua e desfiles de escolas de samba.

O uso do preservativo nas relações sexuais é indispensável para prevenir-se de doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como HIV/Aids, Papilomavírus humano (HPV), gonorreia, sífilis adquirida e hepatites B e C.

Pensando no bem-estar durante a folia, a hidratação deve ser realizada com antecedência e constância para prevenir desidratação. Outras recomendações incluem o uso de roupas de tecidos leves, aplicação de protetor solar e consumo de alimentos que contenham água, como laranja, melancia, melão, morango e abacaxi,  além do açúcar natural (frutose) repor a energia impedir a hipoglicemia.

Além disso, é importante conferir se o cartão de vacinação está atualizado para a proteção contra doenças imunopreveníveis, como Covid-19 e influenza. Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, destaca a importância da participação de todos para as medidas de prevenção individuais que impactam na saúde pública.

“No Carnaval, é preciso lembrar da nossa responsabilidade, seja como cidadão ou profissional de saúde, buscando saúde por meio de medidas preventivas. Na folia carnavalesca, devemos manter a responsabilidade coletiva. Então, hidrate-se, use preservativo, vacine-se e alimente-se bem. Juntos, podemos celebrar com segurança e se proteger contra doenças e infecções”, destaca a Tatyana.

Carnaval na Floresta 2024

Como estratégia de prevenção e educação em saúde, a Fundação atua em eventos de massa, visando segurança, saúde e o bem-estar da população. Na programação do Carnaval na Floresta 2024, a FVS-RCP atuará com estratégias de vigilância em saúde para prevenir infecções, doenças e agir em tempo oportuno diante de emergências em saúde.

Entre as ações programadas estão desfile do “Bloco da Prevenção – na folia com saúde”, destacando prevenção de doenças no período chuvoso; orientação e fiscalização sanitária sobre armazenamento e manipulação de alimentos; e estratégia de prevenção ao HIV e outras IST’s com testagem e ações de educação em saúde.

FOTOS:   Lucas Macedo/FVS-RCP

Post Relacionado

A cada 100 pessoas que têm tétano, cerca de 30 morrem

EDI FARIAS

Estudo com teste de DNA para detecção de HPV tem resultado promissor

EDI FARIAS

Amazonas recebe Menção Honrosa por alcançar maior uso de regime para prevenção da tuberculose no país

EDI FARIAS