Blitz Amazônico
Ministério Público - AM

Careiro da Várzea celebra a entrega de sede própria do MPAM

Inauguração reforça o avanço na interiorização do acesso à Justiça

Com uma população de quase 20 mil habitantes, o município de Careiro da Várzea agora conta com uma estrutura própria, dedicada exclusivamente às atividades do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). Trata-se do prédio da promotoria local, espaço inaugurado na manhã desta quinta-feira (29/08).

Até então, a Promotoria de Careiro da Várzea funcionava em uma sala no Fórum de Justiça Desembargador Zózimo S. de Leiros, compartilhando espaço com outras instituições do sistema de Justiça. A nova sede, localizada no térreo de um edifício situado na esquina das ruas Dr. Adriano de Queirós e Valmir Bezerra, foi planejada para oferecer melhores condições de trabalho aos membros e servidores, além de um atendimento mais eficiente e humanizado à população. 

A unidade, que conta com recepção, gabinete da promotoria, sala de reunião, copa, banheiros e rampa de acessibilidade, também é a primeira promotoria do interior a contar com conectividade de internet por satélite (Starlink).

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades locais, membros do MPAM, representantes do sindicato de servidores (Sindsemp-AM) e membros da comunidade. Durante o evento, foi prestada uma homenagem a Madson da Fonseca Maciel, servidor do MPAM que atuava como motorista/segurança na Seção de Transporte (Setrans) e faleceu em 8 de novembro de 2023. Sua memória foi lembrada com carinho por todos os presentes, incluindo familiares e ex-colegas de trabalho, e seu nome foi escolhido para batizar a nova sede. “Eu e minha família nos sentimos muito honrados em ter o nome do meu pai homenageado”, afirmou Madson Maciel da Fonseca Filho, representando a família do servidor.

A promotora de Justiça Priscilla Carvalho Pini, titular da comarca, destacou a importância da nova sede para o fortalecimento da atuação do MPAM em Careiro da Várzea. “Com essa sede própria, estamos mais preparados para enfrentar os desafios da nossa missão institucional, proporcionando um serviço de qualidade à sociedade careirense”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, ressaltou os esforços do MPAM em expandir e modernizar suas instalações em todo o estado. “Cada nova sede inaugurada é um passo em direção a uma Justiça mais acessível e eficiente, que chega ao caboclo do interior, onde quer que esteja. Estamos comprometidos em levar o Ministério Público a todas as regiões do Amazonas, proporcionando uma estrutura adequada para que nossos promotores e promotoras possam desempenhar suas funções com excelência”, declarou o PGJ.

A inauguração da sede em Careiro da Várzea faz parte de uma série de investimentos do MPAM na interiorização e modernização de suas instalações. Nos últimos anos, novas sedes foram inauguradas nos municípios de Coari, Manacapuru, Maués, Anori, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Barreirinha e Urucurituba. Além disso, as sedes de Itamarati, Carauari, Tefé, Autazes e Novo Airão passaram por reformas significativas. As futuras sedes de Lábrea e Manicoré encontram-se em fase de finalização.

Projeto IDH+ é apresentado às autoridades locais

Logo após a cerimônia de inauguração da nova sede, representantes dos três poderes e autoridades locais foram convidados a conhecer as diretrizes do projeto IDH+ – Cidadania e Justiça Social. A apresentação foi conduzida pelo PGJ Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior e pelo chefe da Divisão de Controle Interno do MPAM, Bruno Lorenzi, que também atua como pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e integra o Projeto Atlas. Bruno apresentou a proposta de implementação do projeto no município, nos moldes do que já está em andamento na cidade de Coari desde junho.

Iniciativa do MPAM, sob a coordenação do promotor Lauro Tavares, o IDH+ visa diagnosticar e reformular políticas públicas locais para melhorar as condições de vida, principalmente em áreas com baixos índices de desenvolvimento humano. O foco está na promoção da cidadania e da justiça social, com ações direcionadas à inclusão social, à melhoria dos serviços públicos e ao fortalecimento das instituições, contribuindo para a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas.

Foto: Ulisses Farias

Post Relacionado

Debate sobre possíveis irregularidades na construção de nova sede da Semmas pauta audiência pública no MPAM

blitzamazonico

Ministério Público lança projeto “Não Seja Mula” em parceria com a PF

blitzamazonico

Uruguaio Juan Matias Méndez encerra primeiro dia do GNCOC com palestra sobre manipulação de apostas esportivas e crime organizado

blitzamazonico