Blitz Amazônico
Mundo

Campanha “Um Gol Para Amazônia” arrecada doações durante a Copa do Mundo para restaurar áreas degradadas na Amazônia 


A campanha “Um Gol Para Amazônia” segue até o próximo dia 18 de dezembro com a meta de arrecadar doações para recuperar 7 hectares de áreas degradadas, o equivalente a 7 campos de futebol na Amazônia, por meio do plantio de 7 mil mudas. Até o momento, a campanha possibilitou o plantio de 31 mudas de árvores nativas no valor unitário de R$ 40 cada. A iniciativa visa à sensibilização da sociedade civil no combate ao desmatamento ilegal aproveitando a Copa do Mundo e a paixão do povo brasileiro pelo futebol.

A iniciativa lançada pelo Idesam está conectada com a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. O objetivo é desacelerar e interromper a degradação e promover sua recuperação na Amazônia, especialmente nos territórios onde o instituto atua, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã e no município de Apuí, no Sul do Amazonas.  

“Estamos falando da maior floresta tropical do mundo, detentora de uma biodiversidade gigantesca, que ajuda a combater os efeitos das emergências climáticas, além de ser um grande fornecedor de recursos essenciais para a vida humana, como comida e água. Assim, o cuidado da floresta amazônica precisa de uma torcida forte, engajada! Só protegeremos quando entendermos toda a dinâmica de vida nessa floresta, por isso, incentivamos todos a fazer um gol para Amazônia, apoiando ações sustentáveis e dando um cartão vermelho para o desmatamento”, destaca Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam e idealizadora da ação.  

A arrecadação dos recursos segue por meio da plataforma no site do Idesam, que recebe doações de pessoas, empresas e instituições. As doações podem ser realizadas pelo sistema referência Doare, acessando doe.idesam.org, nas modalidades PIX, cartão ou boleto. Prezando pela transparência, a página oficial da campanha informa a quantidade de “gols”, ou seja, doações realizadas e o proporcional em plantio de árvores, campos de futebol restaurados e famílias beneficiadas.  

Um VAR (VIVA AMAZÔNIA RESTAURADA), videoárbitro, também demonstra os valores arrecadados x áreas que serão recuperadas, tendo como base de cálculo o número de 1.000 árvores equivalentes a 1 campo de futebol, no valor de R$40,00 a unidade. Todos os dados e números da campanha podem ser consultados pelo link: idesam.org/um-gol-para-amazonia.

As áreas recuperadas com plantio de mudas estão dentro das atividades do Idesam em municípios do interior do Amazonas, como Apuí e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de São Sebastião do Uatumã. Além de ajudar a conservar a natureza e restaurar áreas degradadas pelo desmatamento, a ação tem o intuito de beneficiar as famílias que vivem e sobrevivem da floresta. Pelo menos 10 famílias serão beneficiadas com o plantio das árvores.  

“O povo ribeirinho é aquele que vive e sobrevive da natureza. Sou moradora da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã e posso dizer que após o trabalho do Idesam no local nossa vida mudou para melhor. Aprendemos a trabalhar com manejo florestal, agricultura e extrativismo de forma sustentável. Acreditamos no Idesam e sabemos que estamos com a instituição certa. Isso nos deixa motivados a continuar trabalhando”, conta Elizângela Cavalcante, gestora da movelaria familiar localizada na RDS.

A campanha “Um Gol Para Amazônia” conta com apoio e parceria de divulgação das empresas Click, Lume Criativa, GM, e Vinci Airports, empresa responsável pela operação dos aeroportos de Manaus, Salvador, Tabatinga, Tefé, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Sobre o Idesam

O Idesam é uma Oscip com atuação na Amazônia Legal desde 2004. Em 2022, teve o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e o Prêmio Empreendedor Social- Inovação em Meio Ambiente pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab. O propósito do Instituto é promover uma nova economia de base inclusiva e sustentável na Amazônia, criando conexões aos atores de suas cadeias de valor e apontando novos caminhos inovadores para a conservação e a redução da pobreza. Até o momento, os indicadores são de 8,5 milhões de hectares de florestas conservadas em 34 territórios na Amazônia; 6 mil famílias impactadas e 23 organizações sociais envolvidas. Coordena e apoia as iniciativas estratégicas AMAZ Aceleradora de Impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal e Programa Carbono Neutro, além da secretaria executiva do Observatório da BR-319.

Fotos: Felipe Martins e Moisés Dias

Post Relacionado

Starship: foguete mais poderoso do mundo, da SpaceX, explode no ar em seu 1º voo de teste

blitzamazonico

Aranhas venenosas, capazes de picar debaixo d’água, aparecem dentro de piscinas

blitzamazonico

Tubarão mais velho do mundo, com 518 anos, é visto no Caribe

VICTORIA LOUZADA