Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Campanha ‘Novembro Azul’ em Manaus orienta sobre câncer de próstata e cuidado integral com a saúde do homem

Como parte da programação da campanha “Novembro Azul”, promovida pela Prefeitura de Manaus, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Waldir Bugalho, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, promoveu, nesta terça-feira, 11/11, a intensificação das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde direcionada para a população masculina.

A programação contou com palestra sobre o câncer de próstata e outras doenças prevalentes no público masculino, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto. A USF ainda disponibilizou aferição de pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência abdominal, e consultas médicas, odontológicas e de enfermagem.

A diretora do Distrito de Saúde (Disa) Leste, enfermeira Rosângela Castro, explicou que as unidades de saúde da rede municipal estão intensificando, em novembro, o acolhimento e a sensibilização da população masculina sobre a importância de procurar atendimento nos serviços de saúde de forma rotineira.

“Os homens não vão muito ao médico ou a uma unidade de saúde para as ações de prevenção de doenças. O ‘Novembro Azul’ é um momento em que os profissionais de saúde buscam intensificar a sensibilização desse público, para que façam o acompanhamento em saúde de forma mais efetiva, tanto no aspecto físico como no mental”, informou Rosângela Castro.

O médico Leonardo Miguel Martinez, que atende na USF Dr. Waldir Bugalho, foi um dos palestrantes durante a ação de saúde e orientou sobre a prevenção de agravos mais prevalentes no público masculino e também abordou o câncer de próstata, os sintomas mais frequentes, os fatores de risco para a doença e sobre quando é necessário procurar atendimento médico para obter um diagnóstico.

De acordo com o médico, uma das principais dificuldades no diagnóstico é o fato do câncer de próstata, em muitos casos, não apresentar sintomas no início.

“Quando a doença provoca sintomas, normalmente são sintomas muito inespecíficos, que os homens costumam negligenciar inicialmente, até que percebem que é algo mais sério”, apontou o médico.

Quando apresenta sintomas, os mais comuns são a dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição no jato de urina e a necessidade da pessoa de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Em caso de sintomas, informou Leonardo Martinez, deve ser feita uma investigação e, quando necessário, encaminhar para realização de exames de diagnóstico do câncer de próstata. No caso de pacientes assintomáticos, a orientação do Ministério da Saúde é a avaliação dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

“Um dos fatores de risco é a idade mais avançada do paciente, já que o câncer é mais frequente a partir dos 50 ou 60 anos. Também são fatores de risco o histórico familiar, em especial quando o pai ou avô, irmão ou filho do paciente tiveram o câncer de próstata, assim como a obesidade, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. São situações que devem ser avaliadas para a identificar a necessidade do encaminhamento aos exames”, afirmou Leonardo.

Programação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai manter a intensificação das ações do “Novembro Azul” até o final mês, estimulando o cuidado integral com a saúde, atendendo a população com atividades educativas que vão abordar também a saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gerenciamento de doenças crônicas (diabetes e hipertensão), prevenção de violências e acidentes, e promoção de hábitos saudáveis.

Para o assistente de administração William Souza da Silva, de 25 anos, que participou das atividades educativas na USF Waldir Bugalho, a campanha é uma oportunidade essencial para incentivar o público masculino a procurar os serviços de saúde.

“Esse é um público que dificilmente procura atendimento médico. Na correria do dia, muitos homens deixam a saúde em segundo plano, quando não deveria ser assim. A prevenção de doenças e o cuidado com a saúde levam à maior longevidade e mais qualidade de vida”, afirmou William Silva.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Gabriela Alves/Semsa 

Post Relacionado

Após recuperar a área erosiva, prefeitura avança no acabamento da obra na rua Itaberaba no bairro Cidade Nova

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus concede autorização provisória para prestação de serviços do transporte alternativo

victoria Farias

Trecho da rodovia BR-319 no Porto da Ceasa é asfaltado pela prefeitura como parte de revitalização de feira

victoria Farias