São 11 vídeos em formato de “reacts” que descrevem muitos dos 75 programas lançados ou recriados em 2023. Em todos, a mensagem de que “vem muito mais por aí”
A campanha de fim de ano do Governo Federal entra em uma nova fase a partir desta terça-feira, 26 de dezembro. Após uma primeira etapa em que as produções audiovisuais tiveram um olhar cinematográfico e voltado para a consolidação da reconstrução do país com uma mensagem de união, a sequência investe em uma perspectiva de balanço e anúncio do que vem por aí em 2024. A estética é pensada para o público mais jovem.
O estilo é dos Reacts, formato que se consagrou no YouTube e em redes como o Tik Tok. A linguagem é a mais coloquial e informal possível. É pensada para ser ágil, uma espécie de bate-papo do narrador com quem assiste. Ele (Ela) comenta cada cena que vai assistindo na tela dividida da transmissão. São dezenas de pequenos cortes que se entrelaçam e conduzem o vídeo, numa perspectiva bem cara ao público adolescente e jovem que consome redes sociais.
Ao todo, são 11 vídeos com quatro protagonistas diferentes. A intenção do conteúdo é ilustrar a retomada e a consolidação dos 75 programas lançados ou recriados pelo Governo Federal ao longo de 2023. O mosaico de temas vai do Bolsa Família ao Mais Médicos, do Brasil Sorridente à Educação em Tempo Integral, do Novo PAC à política de valorização do salário mínimo, dos investimentos em cultura à preservação do meio ambiente, da igualdade racial à segurança.
“Que tanto de coisa é essa passando aqui embaixo? Ah, é lógico, é a famosa roda gigante da economia”, brinca um dos narradores, em torno de imagens que ilustram que o país chegou ao maior patamar de pessoas com carteira assinada na série histórica, e que os percentuais de desemprego caíram aos menores níveis desde 2015.
Foto: Ricardo Stuckert / PR