Blitz Amazônico
Brasil

Brasil suspende exportação de carne à China após caso de “vaca louca”

 O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou na noite desta 4ª feira (22.fev.2023) que suspendeu temporariamente as exportações de carne bovina para a China após a confirmação de um caso do mal da “vaca louca” em Marabá (PA).

A medida vale a partir desta quinta-feira (23) e, de acordo com a pasta, é parte do protocolo sanitário oficial. O ministério afirmou também ter comunicado a Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa) e enviado amostras do animal, um boi de 9 anos, para laboratório referência em Alberta, no Canadá, onde será confirmado se o caso é atípico.

Em entrevista à CNN Brasil, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, diz não ser possível quando será possível retomar as exportações de carna para o país asiático: “Não podemos prever quantos dias, mas os protocolos são seguidos. Quero crer que antes da visita do [presidente] Lula à China, [prevista] em março, o caso será solucionado”.

No comunicado do ministério, Fávaro afirmou que “todas as providências estão sendo adotadas imediatamente” para “garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida” da carna brasileira.

Carne para consumo no mercado não é afetado, segundo a pasta.

Portal CM7

Post Relacionado

Dino manda CGU auditar R$ 469 milhões de emendas sem plano de trabalho

EDI FARIAS

Importantes vetores da mastite, as moscas podem ser controladas pela alimentação das vacas, aponta especialista da Champion Saúde Animal

victoria Farias

Reforma tributária poderá aumentar as desigualdades e onerar ainda mais os pobres

Patrick da Silva FARIAS