A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido reuniu no auditório do Forúm de Justiça nesta quarta-feira, 29 de março, para debater sobre a elaboração da nova portaria que vai regulamentar a participação de crianças e adolescentes em festejos no período bovino. A reunião foi conduzida pela juiza da 2° Vara da Comarca de Parintins Mychelle Martins e pelo promotor de Justiça da infância e juventude, Marcelo Bitarães de Souza Barros.
Em comum acordo foi estabelecido a permanência da portaria de 2018, em detrimento a organizar outra que seja vigorado uma nova portaria para fortalecer a portaria já citada. A portaria visa trabalhar em parceria com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), levando em consideração a cultura e economia do município de Parintins.
A diretora social do Boi Garantido, Jucilei Santos, que representou o presidente Antônio Andrade, fala da importância de valorizar a segurança das crianças em festejos que antecedem ao Festival Folclórico de Parintins.
“Primamos pela segurança dessas crianças. A participação de todos, em especial das crianças, precisa ser assegurada pela agremiação e toda regra establecida na portaria iremos seguir e priorizar”, destacou a diretora.
Conforme esclarece a diretora, todas as ponderações relacionadas ao regularmento da portaria de 2018 irão garantir a proteção das crianças e adolescentes no espaço da Cidade Garantido e eventos de arena, da participação na Companhia de Dança Garantido Show, Batucada, Comando.
Na ocasião se fizeram presentes representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e demais representantes da rede de proteção da criança e adolescente do município de Parintins.
Fotos: Paulo Expedito/Yasmin Miranda