Blitz Amazônico
Cultura

Boi Garantido reinaugura Universidade do Folclore Paulinho Faria

A Universidade do Folclore Paulinho Faria foi reinaugurada nesta quarta-feira (28/8), marcando a reestruturação do espaço que busca desenvolver novos talentos para o Boi Garantido.

O presidente Fred Góes esteve presente na cerimônia e destacou a importância da reabertura desse instrumento de valorização da arte, da cultura e da educação.

“Nosso objetivo é muito claro: fazer com que seja perene, pois uma escola não pode fechar. Quando você tem uma escola que se fecha, fecha-se a alma da cultura e da educação porque ela é, sobretudo, o primeiro passo da socialização humana”, pontuou.

O presidente anunciou, ainda, a oferta das oficinas de violão e percussão (surdo, caixinha, repique, xeque-xeque e palminha), contempladas pelo projeto “Iniciação musical de violão e percussão: crianças e adolescentes narram e cantam os valores sociais e culturais do folclore do Boi-Bumbá Garantido”, aprovado pela Lei Paulo Gustavo.

No total, são 200 vagas destinadas ao público entre 7 e 17 anos. As aulas serão realizadas no turno vespertino, com turmas das 13h30 às 15h30 e de 15h30 às 17h30.

As inscrições podem ser feitas na Diretoria Social, na Cidade Garantido, das 15h às 17h, mediante apresentação da cópia dos seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento, CPF e comprovante de residência do candidato.

A iniciativa, prioridade na gestão Fred Góes e Marialvo Brandão, busca incentivar e reconhecer os talentos que carregam a arte nas veias e que, após o aprendizado adquirido, consolidam-se como profissionais, mantendo viva a cultura do povo parintinense, conforme explica a diretora da Universidade do Folclore, Irlany Ramos.

“A Universidade é um equipamento social importantíssimo para a manutenção da arte e da cultura da nossa terra. Estamos preparando os participantes com a consciência da responsabilidade social e com o desenvolvimento da vocação artística, que proporciona a inserção de futuros profissionais no Festival Folclórico de Parintins, bem como no mercado de trabalho dentro e fora do Estado”, destacou.

Ainda segundo ela, a gestão está comprometida em incluir outras atividades como oficinas de desenho, pintura, dança e teatro.

“Estamos entregando este local à nação vermelha e branca e à sociedade parintinense com a expectativa da realização de mais projetos, oficinas, cursos e atividades esportivas por meio de vários parceiros que estão chegando”, contou.

Foto: Tom Ribeiro

Post Relacionado

OPA! Mostra de Filmes: Cineteatro Guarany exibe coletânea de curtas, nesta sexta-feira

EDI FARIAS

Garantido apresenta espetáculo de exaltação humana no segundo ensaio técnico de arena no curral Lindolfo Monteverde

blitzamazonico

Quadros de artistas parintinenses vão para escritório do presidente do BID, nos Estados Unidos

EDI FARIAS